Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

I. Procedimentos de Leitura

Descritor 04 - Identificar o tema de um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Quatis roubam a cena em parque

Pedalinho, quadras de futebol, piscina, pista de bicicross. Que nada! A sensação do Parque Ecológico do Tietê, na Penha (zona leste de São Paulo), são os ativos e gulosos quatis.
Na trilha ecológica, as crianças se divertem com os bichos. E os representantes da espécie Nasua nasua são nada "na deles". Se alguém oferece um salgadinho, os quatis querem logo o pacote inteiro. E não adianta esconder, porque eles têm ótimo olfato. Tayná dos Santos, 14, que diga.
Quando a Folha esteve no parque, no domingo passado, ela disputava com um quati sua mochila incrementada. "É que eu dei uma batata frita para ele e depois guardei o pacote ai dentro", afirmou, rindo muito.
Mas logo relembrou episódios menos felizes. "Quando eu tinha cinco anos, dei uma bolacha e levei uma mordida no dedo. Doeu muito!".
Mais à frente na trilha, famílias domingueiras - o parque recebe cerca de 40 mil visitantes no fim de semana - se divertem com um bando de pelo menos 30 quatis. [...].
Alimentar os quatis traz risco à saúde dos bichos e das pessoas.
A contaminação por raiva é avaliada constantemente nos animais, mas não é possível garantir que o quati não tenha pego a doença recentemente, explica Liliane Milanelo, que coordena o centro de recuperação de animais silvestres do parque. [...].
Segundo a veterinária, se as pessoas não pararem de dar comida aos quatis, os animais poderão ser retirados do local.

Cotidiano. Folha da São Paulo, 31 out. 2010 (P090293ES_SUP)

(P090293ES) Qual é o tema desse texto?

Resposta





GABARITO - D

Este item avalia a habilidade de reconhecer o assunto central de um texto. O suporte é um fragmento de uma crônica jornalística, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização.

O comando solicita que o aluno escolha, entre as opções de resposta, a que apresenta o tema do texto.

O aluno que optou pela letra A escolheu apenas um fato mencionado no texto e aquele que optou pela letra B pode ter sido influenciado pelo início do texto.

O estudante que optou pela letra C prendeu-se ao sexto parágrafo, quando se menciona o fim de semana.

O aluno que leu atentamente o texto, seguindo as pistas textuais, inclusive o título, optou pela letra D, o gabarito.