Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

III. Relação entre textos

Descritor 08 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia os textos abaixo:

Texto 1

Texto 2

Menor preço

Sim, às vezes o produto ou o alimento pode conter fontes de vitamina maior ou igual com menor preço nas prateleiras dos supermercados. Há produtos de segunda linha que são produzidos em alta escala com a mesma matéria-prima, só muda a marca.

Vagner Pontin

Saudáveis

O aumento mundial do preço dos alimentos e seus efeitos negativos devido aos ataques especulativos e das intempéries da natureza são proporcionais à renda de cada família. A saída natural é consumir frutas, verduras e legumes da estação, vez que, além de mais baratos, servem para variar o cardápio sem perda qualitativa de nutrientes. Quem não se enquadrar a essa nova realidade paga mais caro e nem sempre tem a garantia de ter um produto saudável.

Walmir da Hora

A GAZETA Vitória (ES), segunda-feira, 14 de fev de 2011, p.2. (P091033ES_SUP)

(PO91033ES) Com relação ao tema "alimentação",

Resposta





GABARITO - A

A linguagem simples e direta e a curta extensão dos textos podem auxiliar a compreensão por parte dos alunos.

O comando solicita que o aluno escolha, entre as opções de resposta, a que está adequada em relação ao tema "alimentação".

O aluno que acompanhou a leitura dos dois textos de forma atenta optou pela letra A, o gabarito.

O estudante que optou pela letra B compreendeu de forma equivocada o Texto 2 e aquele que optou pela letra C não percebeu que ambos os textos questionam os preços dos alimentos.

O aluno que optou pela letra D deturpou uma informação veiculada no Texto 1.