Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 13 - Identificar a informação principal de um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Nascimento do Brasil

Era uma vez, num reino chamado Portugal, um príncipe regente medroso, glutão e viciado em coxas de galinha chamado João. No dia 29 de novembro de 1807, ele juntou a mãe (uma rainha louca), a mulher (uma princesa espanhola), os filhos e cerca de 11 mil pessoas e partiu para o distante Brasil, uma colônia que pertencia a seus domínios e ficava do outro lado do Oceano Atlântico. A razão da mudança? O medo de ser deposto pelo exército francês, comandado pelo imperador Napoleão Bonaparte. Em terras brasileiras, o príncipe ficou por 13 anos, realizou alguns feitos importantes tomou-se rei após a morte da mãe e fez do filho. Pedro, seu sucessor. Depois, quando Napoleão já havia perdido a guerra, voltou para sua terra natal.
É assim de forma resumida, que muitos brasileiros estudam a vinda da família real portuguesa para o Brasil.

ARAUJO, Paulo In: Nova Escola. São Paulo: Abril, ano 23, n 209, p 54, 2006. Fragmento. (P090169CE_SUP)

(P090169CE) A informação principal desse texto é a

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade dos estudantes em reconhecer a estrutura e a organização do texto e localizar a informação principal e as informações secundárias que o compõem. Para avaliar essa habilidade, foi utilizado um fragmento de uma reportagem que apresenta um breve relato histórico, cujo tema é abordado no ambiente escolar desde o Ensino Fundamental.

Os alunos que marcaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram percorrer as pistas textuais e chegar à informação principal do texto que se encontra resumida no último parágrafo. Esses alunos já desenvolveram a habilidade avaliada.

Os alunos que optaram pelas alternativas B, C e D ainda não desenvolveram a habilidade avaliada. Os alunos que escolheram a alternativa B tomaram o fato que motivou a vinda da família real. Os alunos que assinalaram a alternativa C se guiaram pelo desfecho do breve relato. Os alunos que optaram pela alternativa D parecem ter realizado uma inferência que se revela equivocada, a partir das informações que se encontram no trecho "No dia 29 de novembro de 1807, ele juntou... do outro lado do Atlântico".