Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 14 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e
elementos do texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

O idioma e a música

Oficinas em bibliotecas públicas de São Paulo ensinam português com apoio da linguagem musical.

As Oficinas Musicais de Língua Portuguesa, promovidas pela revista Língua, estão tornando o aprendizado do idioma uma experiência mais divertida para crianças e adolescentes. As palestras, que vêm sendo realizadas desde outubro em bibliotecas públicas da capital paulista, tratam de questões importantes da língua por meio de canções, executadas por um músico e comentadas em seguida por um professor de português.

As análises contemplam diversos gêneros musicais do rap ao samba, passando pela MPB e pelo rock nacional - acrescentando à aprendizagem uma linguagem mais informal e cotidiana, baseada em músicas que tocam no rádio e na internet.

O projeto das Oficinas Musicais tem planos de chegar a outras bibliotecas em 2011, haja vista a aceitação do público, que aprovou a mistura entre música e idioma. Para conhecer a programação do mês, acesse www.revistalingua.com.br.

Língua Portuguesa. nov. 2010. p. 8. (P090584ES_SUP)

(P090585ES) De acordo com esse texto, o aprendizado do idioma fica mais divertido porque é feito

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade de relacionar as ideias de causa e consequência em um texto. O suporte é uma notícia, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização.

O comando solicita que o aluno identifique a causa do aprendizado do idioma ficar mais divertido.

O aluno que acompanhou os fatos expostos, o título e o subtítulo optou pela letra A , o gabarito.

O aluno que optou pela letra B confundiu gêneros textuais com gêneros musicais e aquele que optou pela letra C fixou-se em uma informação dada no subtítulo.

O estudante que optou pela letra D desconsiderou o contexto que menciona os professores de português.