Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná
O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná constitui-se em uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com as Secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e as Universidades: UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO, UNIOESTE, UTFPR e UFPR. Essa parceria tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e pedagogos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012).
A Formação Continuada dos Professores no Pacto
A proposta de Formação Continuada para os Professores do Ensino Médio no Paraná será desenvolvida de julho de 2014 a maio de 2015 por meio de estudos, discussões e reflexões, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – DCNEM. Estes estudos serão realizados a partir dos Cadernos produzidos pelo MEC, da Proposta da SEED e das contribuições sugeridas pelas Coordenações Gerais das nove IES parceiras no Pacto.
Desse modo, o curso terá como público-alvo os professores e pedagogos da rede estadual que atuam no Ensino Médio e será realizado por meio de grupos de estudos formados na escola. Os estudos propostos compreendem leituras, discussões, reflexões e aprofundamentos das grandes questões e problemas que norteiam o Ensino Médio. Os Grupos de Estudos também terão o Ambiente Virtual de Aprendizagem denominado Grupo de Estudos em Rede – GER, como uma forma de socializar as questões e reflexões discutidas no grupo e um modo de potencializar e diversificar os procedimentos metodológicos, agregar dinamicidade e ampliar o processo de ensino- aprendizagem. O ambiente GER proporciona um meio de acompanhamento das discussões realizados nas escolas ao possibilitar o acesso dos Orientadores de Estudos, Formadores Regionais, Coordenadores das IES e representantes da SEED nesse ambiente.
Os cursos serão realizados em duas etapas com carga horária total de 200 h, em duas etapas de 100 horas, sendo 50 h/etapa para os encontros coletivos presenciais e 50 h/etapa para os estudos individuais. Portanto, as atividades serão organizadas em dois momentos distintos:
O primeiro momento será composto por atividades individuais com leituras de textos e reflexões sobre as questões propostas pelo grupo. Para esse momento, o professor cursista deverá apresentar registros das reflexões realizadas durante suas leituras nas discussões com o grupo da escola. Todo o processo será orientado e acompanhado pelo Orientador de Estudo, que terá disponível o GER como espaço para os registros das atividades.
O segundo momento será composto por atividades coletivas. O grupo realizará estudos dos textos sobre os campos temáticos propostos pelo MEC e pela SEED. O Orientador de Estudo organizará em cada escola de Ensino Médio a proposta de formação, de acordo com o cronograma. Ainda, durante esse momento e para dar continuidade ao debate serão disponibilizados, no ambiente do GER, fóruns onde as discussões poderão ser estendidas e retomadas, considerando-se, inclusive, a possibilidade de novos questionamentos. Também, nesse ambiente virtual, os professores finalizarão as discussões com a construção de texto coletivo, por meio da ferramenta Wiki.
O curso será realizado em duas etapas, sendo que na primeira serão trabalhados os campos temáticos propostos nos Cadernos de MEC de forma articulada com o Caderno elaborado pela SEED, e também com a possibilidade de contribuições das Coordenações Gerais vinculadas às IES parceiras do programa. Na segunda etapa os estudos se concentrarão nas discussões sobre as áreas de conhecimento e sobre eixos articuladores das disciplinas curriculares.
A Formação Continuada dos Professores no Pacto
A proposta de Formação Continuada para os Professores do Ensino Médio no Paraná será desenvolvida de julho de 2014 a maio de 2015 por meio de estudos, discussões e reflexões, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – DCNEM. Estes estudos serão realizados a partir dos Cadernos produzidos pelo MEC, da Proposta da SEED e das contribuições sugeridas pelas Coordenações Gerais das nove IES parceiras no Pacto.
Desse modo, o curso terá como público-alvo os professores e pedagogos da rede estadual que atuam no Ensino Médio e será realizado por meio de grupos de estudos formados na escola. Os estudos propostos compreendem leituras, discussões, reflexões e aprofundamentos das grandes questões e problemas que norteiam o Ensino Médio. Os Grupos de Estudos também terão o Ambiente Virtual de Aprendizagem denominado Grupo de Estudos em Rede – GER, como uma forma de socializar as questões e reflexões discutidas no grupo e um modo de potencializar e diversificar os procedimentos metodológicos, agregar dinamicidade e ampliar o processo de ensino- aprendizagem. O ambiente GER proporciona um meio de acompanhamento das discussões realizados nas escolas ao possibilitar o acesso dos Orientadores de Estudos, Formadores Regionais, Coordenadores das IES e representantes da SEED nesse ambiente.
Os cursos serão realizados em duas etapas com carga horária total de 200 h, em duas etapas de 100 horas, sendo 50 h/etapa para os encontros coletivos presenciais e 50 h/etapa para os estudos individuais. Portanto, as atividades serão organizadas em dois momentos distintos:
O primeiro momento será composto por atividades individuais com leituras de textos e reflexões sobre as questões propostas pelo grupo. Para esse momento, o professor cursista deverá apresentar registros das reflexões realizadas durante suas leituras nas discussões com o grupo da escola. Todo o processo será orientado e acompanhado pelo Orientador de Estudo, que terá disponível o GER como espaço para os registros das atividades.
O segundo momento será composto por atividades coletivas. O grupo realizará estudos dos textos sobre os campos temáticos propostos pelo MEC e pela SEED. O Orientador de Estudo organizará em cada escola de Ensino Médio a proposta de formação, de acordo com o cronograma. Ainda, durante esse momento e para dar continuidade ao debate serão disponibilizados, no ambiente do GER, fóruns onde as discussões poderão ser estendidas e retomadas, considerando-se, inclusive, a possibilidade de novos questionamentos. Também, nesse ambiente virtual, os professores finalizarão as discussões com a construção de texto coletivo, por meio da ferramenta Wiki.
O curso será realizado em duas etapas, sendo que na primeira serão trabalhados os campos temáticos propostos nos Cadernos de MEC de forma articulada com o Caderno elaborado pela SEED, e também com a possibilidade de contribuições das Coordenações Gerais vinculadas às IES parceiras do programa. Na segunda etapa os estudos se concentrarão nas discussões sobre as áreas de conhecimento e sobre eixos articuladores das disciplinas curriculares.