EJA nas Prisões - Publicações e Audiovisuais
VIDEOS
Educação nas Prisões de São Paulo – Mesa 1
Compreendendo o contexto atual da Política Penitenciária
|
Educação nas Prisões de São Paulo – Mesa 2 Diretrizes Nacionais de Educação nas Prisões no Estado de São Paulo |
Educação nas Prisões de São Paulo – Mesa 3 O Plano Nacional de Educação nas Prisões |
Educação nas Prisões de São Paulo – Mesa 4 Contexto, Diretrizes e Plano Estadual |
PUBLICAÇÕES
Pensando o tema do uso, abuso e dependência de drogas nas escolas
Acesse em PDF
Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário
Acesse em EM PDF
Educando para a liberdade: trajetórias, debates e proposições de um projeto para a educação nas prisões brasileiras
Acesse em PDF
Seminário Nacional pela Educação nas Prisões: significados e proposições
Acesse em PDF
Educação em Prisões
Acesse em EM PDF
Educação nas prisões brasileiras - Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação
Acesse em PDF
EJA e Educação Prisional - Salto para o Futuro
Acesse em EM PDF
A redução da maioridade penal extraída do ordenamento jurídico brasileiro
Versão On-line
Tráfico de drogas: aplicação de penas alternativas
Versão On-line
Realidade do sistema prisional brasileiro
Versão On-line
Lei 12.850 de 2013 e o conceito de organização criminosa
Versão On-line
Presídios: mais veneno para o envenenado
Versão On-line
Educação e urbanização como instrumento de prevenção da violência
Versão On-line
Direito penal do inimigo, crime organizado e o sistema constitucional
Versão On-line
O direito à visita íntima no sistema prisional brasileiro: história, relativização, controvérsias e efeitos
Versão On-line
A realidade atual do sistema penitenciário brasileiro
Versão On-line
As prisões e o direito penitenciário no Brasil
Versão On-line
REFERÊNCIAS SUGERIDAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Base Nacional Preparatório à VI CONFINTEA. Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. UNESCO. Educação e Aprendizagem para Todos: olhares dos cinco continentes. Brasília, 2009.
DE MAYER, M. Na prisão existe perspectiva da educação ao longo da vida? In: Alfabetização e cidadania: revista de educação de jovens e adultos. Brasília: RAAAB, UNESCO, Governo Japonês, 2006. 18-37p.
DRIGO, Sônia Regina Arrojo. Dignidade Humana, Educação e Mulheres Encarceradas. In: YAMAMOTO, Aline; GONÇALVES, Ednéia; GRACIANO, Mariângela; LAGO, Natália; ASSUMPÇÃO, Raiane (Org.). Educação em Prisões. Cereja Discute: 1. São Paulo: Alfasol; Cereja, 2010. 128p. P. 65-67.
FORQUIM, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre/RS: Artmed, 1993.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Penalidade e Prisão. Col. Ditos e Escritos VIII. Org. e seleção de textos Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
--------------. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 38ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade e outros escritos. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
_______. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
_______ . Pedagogia do oprimido. 43ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, M. Palestra de Encerramento. In: MAIDA, M.J.D. (Org.). Presídios e Educação. São Paulo: FUNAP, 1993. pp. 121-148.
JULIÃO, E. F. Educação e Trabalho como propostas políticas de Execução penal. In: Alfabetização e cidadania: revista de educação de jovens e adultos. Brasília: RAAAB, UNESCO, Governo Japonês, 2006. 18-37p.
________. Sistema Penitenciário Brasileiro: a Educação e o Trabalho na Política de Execução Penal. Rio de Janeiro: De Petrus, 2012.
________. (Org.) Educação Para Jovens E Adultos Em Situação De Restrição E Privação De Liberdade: Questões, Avanços e Perspectivas. Rio de Janeiro: Paco Editorial, 2013.
LOURENÇO, Arlindo da Silva (Org.). O espaço da Prisão e suas Práticas Educativas. São Carlos/SP: Edufscar, 2011.
LUCENA, Helen Halinne Rodrigues de. Diário de Campo. In: LUCENA, Helen Halinne Rodrigues de. Biografias de Aprendizagens de Mulheres Encarceradas. 2009. Dissertação(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
ONOFRE, Elenice M. C. (Org.). Educação escolar entre as grades. São Carlos: Edufscar, 2007.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação Escolar na Prisão: o olhar de alunos e professores. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SEJU. Dados estatísticos: mulheres encarceradas no Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba – CRAF. Curitiba: SEJU, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SEJU. Dados estatísticos: mulheres encarceradas no Mini Presídio Hildebrando de Souza em Ponta Grossa/Pr. Curitiba: SEJU, 2012.
PELIZARO. Maria Helena dos Santos (Org.). Contando minha história: textos autobiográficos dos alunos da PEM. Maringá, PR: Massoni, 2011.
PRIORI, Claudia. A Construção Social da Identidade de Gênero e as Mulheres na Prisão. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 3, n. 4, p. 191–199, jan./jul. 2011.
SILVA, Aparecida Varela. Aprisionadas. Curitiba, PR: JM Editora e Livraria Jurídica, 2014.
SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOIBET, Rachel. Mulheres pobres e violência no Brasil urbano. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História das mulheres no Brasil. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
VASCONCELOS, Karina Nogueira. O cárcere: racionalismo da pena e adestramento do corpo na modernidade. Curitiba, PR: Juruá, 2011.