O trabalho pedagógico subsidiado com dados
O trabalho pedagógico orientado e apoiado em dados que retratam a realidade social, torna-se mais dinâmico e fidedigno. Para tanto, é necessário análise crítica e contextualização dos dados, pois dessa forma adquirem relevância e abrangência permitindo conclusões coerentes com a realidade.
(continue lendo...) Quando esses dados são relacionados entre si, através de um estudo sistemático, eles se transformam em informações preciosas. Se inseridas em um contexto determinado, elas tornam-se fonte de conhecimento para serem utilizados como base de um processo decisório, como a discussão para elaboração de políticas públicas que neste caso resultam em ações pedagógicas para implementação da lei 10.639/03.
Os bancos de dados poderão possibilitar várias iniciativas para elaboração do Plano de Trabalho Docente, como, por exemplo, a elaboração de um seminário com enfoque na temática em questão, ações e pesquisas em uma comunidade quilombola ou tradicional Negra paranaense, para realização de uma prática bem segmentada e até de projetos de expansão das ações pedagógicas em todas as disciplinas. Tudo porque essas informações, contidas nos bancos de dados, permitem identificar quem são os sujeitos da ação, quais são os objetivos á serem alcançados quais os encaminhamentos pedagógicos a serem desenvolvidos tanto previamente como a curto e médio prazos, das estratégias e ferramentas á serem utilizadas na escola.
fechar