Educadores

Uso integrado de tecnologias

Manual e-Escola >> Orientações ao professor-tutor >> Uso integrado de tecnologias


Para efeitos de análise das ações do cursista em eventuais processos, o ambiente virtual de aprendizagem e-Escola é a fonte a partir da qual se afere se ele concluiu as atividades propostas e se demonstrou desempenho satisfatório à sua aprovação no curso. Por isso, toda comunicação entre professor-tutor e cursista deve ser feita por meio da própria plataforma e-Escola. Assim, as informações fornecidas pelo professor-tutor nos fóruns, quadros de avisos e enunciados, as respostas postadas pelos cursistas e o histórico de mensagens trocadas no ambiente são a referência para atestar os eventos que importam para a geração desses relatórios.

Recomenda-se, portanto, que o professor-tutor se habitue a, desde o primeiro acesso, realizar todas as trocas de informações via e-Escola, principalmente via mensagem, o recurso de comunicação do ambiente. Quaisquer casos que envolvam impossibilidade de comunicação pelo ambiente devem ser avaliados pela coordenação de tutoria.

Apesar disso, destacamos que, dependendo do caso, um curso em EaD pode prever a utilização de tecnologias diversas, tendo em vista a necessidade de apropriação da evolução das tecnologias da informação e da comunicação. Em alguns casos, professor-tutor e cursistas podem precisar utilizar mecanismos de gerenciamento de informações (arquivamento, processamento, análise etc.) diversos do ambiente virtual e-Escola. Exemplo disso é a utilização de serviços de armazenamento "na nuvem" tais como o Google Drive, Dropbox e outros.
Recomendar esta página via e-mail: