Educadores

Comunicação no e-Escola

Manual e-Escola >> Orientações ao cursista >> Comunicação no e-Escola



A comunicação é um grande desafio e uma oportunidade de interação também presente na educação a distância. No ambiente e-Escola, há recursos para você, cursista, comunicar-se com seus colegas e também com seu professor-tutor.

Cada curso pode ter áreas destinadas a tirar dúvidas e entrar em contato com o apoio técnico. Essas áreas podem ter títulos variados, como os relacionados abaixo:
  • Fórum permanente;
  • Fórum de dúvidas;
  • Fale com o professor-tutor;
  • Primeiros contatos.
Observações:
Você também poderá encontrar no ambiente documentos como o “Caderno do cursista”, texto que fornece uma apresentação geral que visa a ambientá-lo/a no ambiente e no curso e traz todas as informações relevantes sobre o curso, ou o “Contrato pedagógico”, que estipula os direitos e responsabilidades tanto do/a estudante quanto dos demais sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem a que o curso se vincula. Verifique estes materiais no  AVA, no item "Informações sobre o curso".

tela informações sobre o curso


O principal recurso de comunicação individual do e-Escola é a mensagem, via recurso e-mensagem

Este recurso permite a troca de mensagens entre usuários do e-Escola, ficando registradas num histórico fácil de acessar e muito prático. Outras formas de comunicação são por meio do quadro de avisos e dos fóruns apresentados. Fique atento aos comunicados de seu professor-tutor e diante de quaisquer dúvidas, não exite em entrar em contato via e-mensagem.

Para saber como enviar e receber mensagens, acesse o tutorial na sua turma do e-Escola.

Importante:

Alguns lembretes para garantir que suas mensagens sejam bem compreendidas:
  1.   Envie frases curtas e legíveis;
  2.   Componha frases completas;
  3.   Leia e revise seu texto antes de enviar;
  4.   Não escreva a frase inteira com letras maiúsculas.
A maioria dos cursos em Moodle conta com um elemento muito importante para a experiência de aprender a distância: o professor-tutor, que é a pessoa responsável por ajudar cada cursista no processo de ensino e aprendizagem.

É importante compreender que o professor-tutor é uma pessoa preparada para solucionar questões técnicas e também a orientar os cursistas nas ações necessárias. Por isso, quanto mais estreita for a relação entre cursista e professor-tutor, melhor. Quanto melhor for a comunicação e compreensão entre professor-tutor e cursista, melhor será o desempenho deste no curso. Assim, para que a experiência do aprendizado on-line seja positiva, procure sempre responder às mensagens do professor-tutor e proceder às leituras solicitadas.

O seu professor-tutor deverá realizar feedbacks e comentários a todas as atividades disponíveis no ambiente e-Escola. Por isso, é muito importante que você retorne à atividade já realizada para observar se há algum registro de alteração realizado por seu tutor. Além disso, caso tenha necessidade, pode sempre solicitar o feedback ao tutor via mensagem.
Recomendar esta página via e-mail: