Alvorada do Sul
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> A >> Alvorada do Sul
O desbravamento, a exploração e a colonização de quase toda a área que constitui a região Norte do Paraná, devem-se a diversas imobiliárias que, após a aquisição de determinada gleba, procediam à medição e à divisão em lotes urbanos e datas rurais para venda, sendo estas últimas destinadas à agricultura, principalmente plantio de café. Por esse processo começaram os trabalhos de organização e fundação da maioria das cidades do setentrião paranaense.
Foi assim, também, que surgiu a cidade de Alvorada do Sul, no interior do Município de Porecatu. A firma Lima, Nogueira, Comercial e Exportadora, com sede na Cidade de Santos, Estado de São Paulo, adquiriu vasta área de terras na região, onde hoje se encontra a Cidade de Alvorada do Sul, na qual estava localizada a Fazenda Alvorada, onde foram lançados os alicerces do povoado, como realização daquela Companhia, dentro de um plano urbanístico bem estruturado.
O restante da área territorial da comuna foi demarcado e formados pequenos sítios, que se transformaram em imponentes cafezais e belas lavouras de cereais. Todos os primitivos habitantes e colonizadores do povoado eram oriundos do Estado de São Paulo. O Distrito Administrativo de Alvorada do Sul foi criado em 1947, no Município de Porecatu e, em 1951, alcançou sua autonomia. O nome do município se deve à Fazenda onde se originou o loteamento inicial, Fazenda Alvorada, acrescido da palavra Sul, para diferençar de outro de igual denominação.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |