Verificação de acessos dos cursistas / conferência de logs
Manual e-Escola >> Orientações ao professor-tutor >> Verificação de acessos dos cursistas / conferência de logs
O acompanhamento da frequência do acesso de cada cursista ao ambiente não se trata de um mero controle. É, na verdade, uma das maneiras mais práticas de o professor-tutor demonstrar seu compromisso com o crescimento do grupo como um todo, e seu próprio empenho com relação ao sucesso do processo.
A ideia desse acompanhamento é, da maneira mais constante possível, verificar quais alunos nunca acessaram, quais estão sem acessar por muitos dias, a fim de o professor-tutor estreitar o contato com eles a fim de evitar que eles abandonem o curso por desinteresse ou por enfrentarem problemas que poderiam ter sido resolvidos.
Importante: Priorize o resgate dos cursistas com menos acesso, educadamente perguntando a eles o motivo de sua ausência. Essa informação serve para avaliar se se trata de motivo particular ou se de algum problema de acesso ou dificuldade de compreender o ambiente virtual de aprendizagem. Salientamos que todos os meios de comunicação podem ser utilizados, mas é imprescindível que você registre via e-mensagem as tentativas de contato e as respostas dos cursistas.
Relatórios de logs
Um recurso importante do e-Escola é o relatório de logs, uma forma de pesquisa específica que atende às mais diversas necessidades. Ele permite que o professor-tutor verifique tanto o acesso dos cursistas ao ambiente de curso, de modo individual, quanto o acesso de todos os participantes a cada uma das atividades e recursos disponibilizados no e-Escola. Através da combinação de filtros, o professor-tutor obtém tais informações específicas sobre a navegação dos cursista no e-Escola.
Para que o professor-tutor obtenha mais informações sobre esta e outras ações, é importante que ele confira, no espaço do professor-tutor de sua turma (no ambiente e-Escola), os tutoriais para avaliação das atividades dos cursistas e demais orientações da equipe responsável pela coordenação de tutoria.