Educadores

Leia mais

Conferência Nacional de Educação (Conae) >> III Conferência Nacional de Educação – Conae 2018 etapas intermunicipal e estadual >> Leia mais
A Conferência Nacional de Educação – Conae é um espaço democrático, de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública, aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade, coordenada pelo Fórum Nacional da Educação – FNE, que apresenta as orientações básicas para a organização das conferências municipais, intermunicipais, estaduais e Distrito Federal que precedem a etapa nacional.

O tema da 3ª Conae é “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
O Fórum Nacional de Educação propõe oito eixos para discussão nas conferências:
I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;
IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e
VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei Federal Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos.

Em 2013 o Paraná realizou 222 conferências municipais, que resultaram em 18 mil emendas debatidas e discutidas em uma conferência estadual com mais de mil participantes, representando a comunidade escolar, movimentos sociais e entidades. Os resultados foram levados para a Conae 2014, e utilizados na composição do PNE.

A Secretaria de Estado da Educação, com vistas à organização das etapas que precedem a etapa nacional realizou 32 conferências intermunicipais, coordenadas pelos Núcleos Regionais de Educação - NRE, durante o mês de maio. A etapa estadual acontecerá no período de 29 a 31 de agosto, em Curitiba.

Nas etapas das conferências participarão representantes de toda a comunidade escolar: “As conferências intermunicipais e a conferência estadual vão envolver toda a sociedade no processo de melhoria e fortalecimento do Plano Nacional de Educação. O Paraná continua envolvido na construção de uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros”, destaca o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, o Prof. Dr. Cassiano Roberto Nascimento Ogliari.


PRIMEIRA CONFERÊNCIA - ETAPA INTERMUNICIPAL
O Núcleo Regional de Educação de Guarapuava deu início aos debates realizando a primeira Conferência Intermunicipal no dia 4 de maio de 2018, reunindo a comunidade escolar de Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, sede do evento.
Participaram da solenidade de abertura, representantes do poder público, a meritíssima juíza da vara da infância e adolescência, Rafaela Zarpelon, o promotor de justiça da 6ª promotoria de justiça do ministério público do Paraná, Juliano Marcondes Paganini, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, Doraci Senger Luy, o vereador Sérgio Niemes, o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza e a diretora interina da Faculdade Campo Real, Professora Patricia Melhem Rosas. O professor Aurélio Bona Jr., da Unicentro, proferiu a palestra de abertura.

O público participante emitiu opiniões, fez questionamentos e propôs emendas ao documento referência, que foram compiladas e serão discutidas na conferência estadual.
Recomendar esta página via e-mail: