Educadores

Google

Em 2017, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) realizou parceria com a Google, possibilitando criar e-mail pedagógico a todos os profissionais da rede estadual de educação, bem como aos alunos.

A conta pedagógica disponibiliza inúmeros recursos educacionais. Entre eles, destacamos:

E-mail @escola: É uma conta educacional com infinitas possibilidades pedagógicas.

Google Drive: Na versão @escola, disponibilizada pela Seed, possui armazenamento ilimitado. Por meio desse recurso, é possível salvar, criar, modificar, compartilhar arquivos com diferentes pessoas. Tudo que é produzido pode ser editado simultaneamente e em tempo real, identificando o que foi modificado e quem modificou um determinado documento ou planilha, por exemplo. É uma xcelente ferramenta para atividades em grupo.

Google Agenda: Esse recurso permite a criação, o compartilhamento e a organização de provas, trabalhos e eventos. Também é possível criar diferentes agendas, como agendas escolares - ou agenda da disciplina - e compartilhar com os alunos, separadas e organizadas em calendários.

Documentos Google: Com esse recurso, é possível criar, editar, colaborar e compartilhar documentos a partir de um computador ou dispositivo móvel, em tempo real ou assincronamente.

Planilhas Google: Podem ser criadas, editadas e compartilhadas planilhas on-line a partir de um computador ou dispositivo móvel, como também em colaboração (em tempo real ou assincronamente). Esse recurso permite organizar planilhas de notas, acompanhar os alunos e elaborar gráficos de aproveitamento, em qualquer equipamento e em qualquer lugar com conexão à internet.

Apresentações Google: Esse recurso possibilita a elaboração, a edição e o compartilhamento de apresentações on-line a partir de um computador ou dispositivo móvel, individualmente ou de forma colaborativa. É ideal para criar apresentações em qualquer situação ou local em que tiver acesso à internet, com a grande vantagem da mobilidade.

Google Sala de Aula: Plataforma que organiza os alunos em turmas virtuais, nas quais é possível solicitar atividades, corrigir e fornecer feedback aos alunos. Esse recurso também organiza planilhas de notas a partir das atividades presentes na turma. O professor determina o prazo de entrega de cada atividade, que é sincronizado com o Google Agenda e e-mail. Cada aluno visualiza a turma com as atividades que ele deve fazer, tendo como espaço comum apenas o mural da turma (que pode ser mediado pelo professor).

Podemos afirmar, portanto, que as funcionalidades dos recursos apresentados pelo Google permitem:
  • economia de tempo (não precisa salvar cada edição feita);
  • organização dos arquivos em pastas identificadas (o "Google Sala de Aula" cria automaticamente pasta de arquivos para cada aluno);
  • independência da instalação de softwares e espaço de armazenamento físico nos computadores e dispositivos móveis.
Recomendar esta página via e-mail: