Sobre a periodização
Atualmente, as escolas da rede estadual de ensino realizam a divisão do ano letivo em períodos bimestrais, trimestrais ou semestrais.
A partir do estabelecimento dos períodos, o(a) professor(a) organiza sua prática pedagógica e os registros das avaliações, buscando assegurar a aprendizagem dos estudantes por meio dos conteúdos curriculares, metodologias de ensino e processos avaliativos.
Ter várias formas de organização do período de fechamento das avaliações traz para a gestão da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e escolas vários prejuízos, a saber:
- Dificulta e encarece a produção e manutenção dos sistemas de gerenciamentos (SERE e RCO), uma vez que exigem uma maior complexidade de campos e ajustes.
- O estudante sente maior dificuldade de adaptação quando muda para uma escola que possui organização diferente da que ele estudava.
- O professor que trabalha em duas escolas, com organizações diferentes, tem dificuldade para elaborar seus planos de ensino/aula;
- O ajuste do calendário entre a rede municipal, estadual e a privada, em um mesmo município, é sempre mais complexo, dificultando, inclusive, ajustes importantes, como dias de planejamento após o encerramento do ciclo avaliativo.
Pensando nessa complexidade de uma mesma rede possuir várias formas de organização, o que exige maior esforço e desperdício de energia e recursos que poderiam ser concentrados em ações mais efetivas de apoio ao professor e ao estudante, a Seed-PR definiu unificar a frequência do fechamento do ciclo de registro de avaliação do estudante, nas escolas regulares, para uma mesma organização (bimestral ou trimestral).
Para tomar essa decisão, a Seed-PR consulta os diretores, diretores auxiliares, professores pedagogos, professores, equipe de apoio, alunos e pais sobre a melhor periodização.
Após essa escuta, a Seed-PR divulgará a forma de organização preferida pela rede e ajustará as suas instruções e normas para que no próximo ano letivo tenhamos, para o ensino regular, a mesma periodização.
Lembrando que a EJA e a Educação Profissional permanecem com as suas organizações.