FAQ sobre os aplicativos Aula Paraná e Google Classroom
Neste espaço você encontra respostas para algumas dúvidas sobre os aplicativos Aula Paraná e Classroom.
1) Como faço para instalar o aplicativo Aula Paraná e ter isenção de dados?
2) Não consigo usar minha senha, o que fazer?
- Reset de senha para alunos?
a. Todas as senhas foram redefinidas para data de aniversário “ddmmaaaa” e não pede pra trocar a senha no primeiro acesso.
b. Se o aluno já alterou a senha e não lembra, entrar em contato com a Central de Atendimento pelos canais disponível em http://www.educacao.pr.gov.br/CAS. Confirme os dados e aguarde 24 horas e fazer o acesso usando a data de nascimento. |
- Reset de senha de professores?
a. O padrão de senha dos professores é:
- Opção 1: 99999999999!02#01!1967 (CPF!DIA#MES!ANO).
- Opção 2: 09#07!1982 (dia#mes!ano), tentar com ou sem zero a esquerda.
b. Em cada NRE tem os assessores com perfil pra redefinir as senhas;
c. Se for uma quantidade muito grande de professores para redefinir senhas, criar uma planilha com @email e data de nascimento e enviar para emircampagnaro@seed.pr.gov.br , importante confirmar os dados no RHSEED antes de inserir na planilha.
d. Para solicitações inseridas na planilha, aguardar por 24 horas e tentar logar com a data de aniversário. |
3) Quando tento acessar aparece a mensagem que meu celular não existe, não permitindo o login e muito menos recuperar senha.
a. O usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento pelos canais disponíveis em http://www.educacao.pr.gov.br/CAS, confirmar os dados, informar o novo número e aguardar 24 horas e fazer novo acesso.
b. Se for uma quantidade muito grande de professores para alteração de celular, criar uma planilha com nome | rg | e-mail | novo celular e enviar para emircampagnaro@seed.pr.gov.br. Importante confirmar os dados no RHSEED, antes de inserir na planilha.
4) Minha conta está bloqueada.
a. O usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento pelos canais disponível em http://www.educacao.pr.gov.br/CAS, confirmar os dados, e aguardar 24 horas e fazer novo acesso.
b. Se for uma quantidade muito grande de professores para desbloqueio de conta, criar uma planilha com nome | rg | e- mail | e enviar para emircampagnaro@seed.pr.gov.br. Importante confirmar os dados no RHSEED antes de inserir na planilha.
5) Sou aluno ou professor e não tenho @escola. O que devo fazer?
a. As contas estão sendo criadas automaticamente. Favor aguardar 24 horas e consulta novamente. Se for professor, favor consultar no RHseed e; se for aluno, consultar no link: https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/servicosaoaluno/pages/publico/pesquisarCgm.jsf
b. Diretores, pedagogos e PSS também devem seguir o mesmo procedimento.
6) Eu sou professor e não sei minha conta.
a. Consutar no RH seed http://www.rhseed.pr.gov.br
7) Eu sou aluno e não sei minha conta.
a. Consultar em https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/servicosaoaluno/pages/publico/pesquisarCgm.jsf
8)Sou professor e quero resetar minha senha, como faço?
a. Entrar em contato com a Central de Atendimento pelos canais disponível em http://www.educacao.pr.gov.br/CAS.
b. Ser for um volume grande de senhas pra resetar, recebidas na CRTE, confirmar os dados no RH seed e enviar planilha contendo rg e login @expresso para emircampagnaro@seed.pr.gov.br.
9) Sou professor, estou em licença e não possuo turmas vinculadas a mim. Posso ter acesso às turmas vinculadas no inicio do ano?
Professores com registro de afastamento no RH seed, não terão acesso ao aplicativo "Aula Paraná" e não vai aparecer as turmas no Google Classroom. Se for retirado o afastamento, o acesso ao aplicativo é liberado no mesmo momento e posteriormente será feito vinculo às turmas no Classroom.
Comunidade Escolar
1) Como eu faço para “baixar” o Aplicativo Aula Paraná?
R: O Aplicativo Aula Paraná está disponível para download nas lojas de aplicativos dos respectivos sistemas Android e IOS. Por favor, certifique-se estar fazendo o download do Aplicativo certo, pois nem sempre o resultado da busca na loja de aplicativo trás primeiro o aplicativo que se espera.
2) Qual é a diferença entre Escola Paraná, Área do Aluno e Aula Paraná?
3) Quando tentei “baixar” o Aplicativo a loja de aplicativo está informando que o aplicativo não está disponível para o meu país, por quê?
R: Geralmente isso ocorre quando a conta “logada” na loja de aplicativos está cadastrada com um endereço de moradia que não é o Brasil. Sugere-se que seja conferido os dados cadastrais da conta utilizada no login da loja de aplicativos, e corrigir o país de moradia para Brasil.
4) Pesquisei na loja de Aplicativos do meu celular por Aula Paraná, “baixei” o Aplicativo “Paraná”, mas quando tento fazer o login ele pede para que procurar a secretaria da minha escola. O que isso significa?
R: Primeiro será preciso confirmar se de fato o Aplicativo que sendo utilizado é o Aplicativo Aula Paraná pois a exibição dessa mensagem é padrão do site Área do Aluno e do Aplicativo Escola Paraná. Uma vez que esteja sanado o problema quanto o Aplicativo correto para assistir as aulas, o login nele será pelo número do Cadastro Geral de Matrícula (CGM) e a data de nascimento do(a) aluno(a). Quanto à mensagem “procurar a secretaria da escola” ela aparece no site Área do Aluno ou no Aplicativo Escola Paraná sempre que o número do telefone ou número do CPF não é o mesmo que está cadastrado na escola, sendo assim ou o(a) usuário(a) está digitando um CPF diferente do que está no cadastro ou precisa ser atualizado o que está sendo digitado não existe no cadastro.
5) Qual é configuração mínima que o meu celular precisa ter para “baixar” o Aplicativo Aula Paraná?
R: O Aplicativo Aula Paraná foi desenvolvido para funcionar em celulares com sistemas operacionais Android 4.4, por ser um sistema com aproximadamente 7 anos de oferta no mercado e que permite a execução de vídeos com qualidade, contudo conforme a diversidade de aplicativos e arquivos já instalados ou existentes no aparelho celular, o desempenho do Aplicativo poderá ser afetado, como por exemplo travar os vídeos.
6) O Aplicativo Aula Paraná, funciona em todas as marcas de celulares?
R: A princípio sim, pois o Aplicativo foi projetado para funcionar em aparelhos com Android a partir da versão 4.4 o que englobaria os modelos lançados nos últimos 7 anos.
7) O Aplicativo Aula Paraná utiliza internet?
R: O Aplicativo utiliza internet, porém foi desenvolvido para não consumir os dados dos pacotes de internet (3G,4G) ofertados pelas operadoras de celular e pode ser conectado normalmente em redes wifi.
8) Se o meu número de celular não estiver ativo, consigo acessar as Aulas?
R: Via de regra, se o número (chip) não está ativo as redes 3G ou 4G ou superiores não funcionam, automaticamente não existirá conexão e o Aplicativo não irá funcionar sem uma conexão wifi.
9) Não sei como acessar o Aplicativo, como faço?
R: Primeiro “baixe” o Aplicativo Aula Paraná no seu celular, depois o(a) aluno(a) precisa apenas digitar no campo usuário o número do seu CGM e no campo senha a sua data de nascimento. Uma vez realizado o login, será necessário preencher um pequeno cadastro composto pela confirmação do nome do(a) aluno(a) e a escolha de um nick (apelido).
10) O que é Cadastro Geral de Matrícula?
R: Cadastro Geral de Matrícula ou CGM é a identidade do(a) aluno(a) no nosso sistema.
11) Onde eu consigo o Cadastro Geral de Matrícula?
R: Ele está informado em todos os documentos escolares oficiais do(a) aluno(a). Para obter o CGM do(a) aluno(a) você pode fazer das seguintes formas:
a) Acessar o Aplicativo Escola Paraná como responsável e clicar nas informações do aluno ou consultar o boletim.
b) Acessar o Aplicativo Escola Paraná como aluno e clicar na opção cartão.
c) Acessar o site Área do Aluno (www.areadoaluno.seed.pr.gov.br) e solicitar uma declaração ou o boletim.
d) Consultar pelo site (www.areadoaluno.seed.pr.gov.br) , sem acessar a Área do Aluno, clicando no texto em azul existente no campo “Instruções”
OBS.: Ao digitar o nome da mãe, obrigatoriamente deve ser como consta na certidão de nascimento do(a) aluno(a) e não como a mãe se chama atualmente.
e) Solicitar diretamente à escola onde o aluno está matriculado.
12) Onde eu descubro o Nick do(a) aluno(a)?
R: Nick é a forma reduzida do termo inglês Nickname que significa “apelido” e que é muito utilizado em plataformas digitais para identificar um(a) usuário(a) sem obrigatoriamente ser pelo seu nome. Por exemplo: O João Vitor (nome real) pode usar como nick apenas “JOTA”.
13) Por que preciso informar o número do meu celular?
R: Para validação do seu acesso um dos critérios de segurança do sistema é o envio automático de um código para o número de celular, desde que o número que está sendo digitado seja o mesmo que está cadastrado na escola como do responsável ou do aluno, contudo ela só é utilizado no Aplicativo Escola Paraná e site Área do Aluno ou seja, não é necessário digitar o número do celular para acessar o Aplicativo Aula Paraná.
14) Por que preciso digitar o meu CPF e não posso usar o meu RG?
R: Atualmente o Cadastro de Pessoas Física (CPF) é o único documento emitido para todos os cidadãos, independente da idade, cujo o número é único para o mesmo cidadão em todo território nacional, enquanto que o Registro Geral (RG) pode ser não seguir um padrão nacional, como por exemplo o emitido no Paraná que possui uma numeração diferente da numeração de São Paulo. O CPF é utilizado na identificação do(a) usuário apenas no acesso ao Aplicativo Escola Paraná e no site Área do Aluno, não sendo vinculado ao Aplicativo Aula Paraná ou Google ClassRoom
15) Por que preciso digitar CPF e número de telefone?
Conforme o tipo de informações existentes/disponibilizadas nos Aplicativos e/ou sites existem níveis de segurança obrigatórios (legislação) a serem estabelecidos pelos gestores dos bancos de dados, como tentativa de impedir o acesso de terceiros aos dados pessoais. Dentre os níveis existentes, um deles é a fidedignidade das informações digitadas e as que existem nos bancos de dados para identificação de quem solicita o acesso. Lembramos que esse nível de segurança se aplica apenas no acesso ao Aplicativo Escola Paraná e no site Área do Aluno, não sendo vinculado ao Aplicativo Aula Paraná ou Google ClassRoom.
16) O(A) meu(minha) filho(a) ainda não tem CPF, então ele não poderá assistir as aulas pelo Aplicativo?
R: O acesso ao Aplicativo Aula Paraná exige apenas que o(a) aluno(a) saiba o número do seu Cadastro Geral de Matrícula (CGM). A necessidade do uso do número do CPF é restrita aos pais e/ou responsáveis legais e/ou aos alunos com idade superior a 18 anos e/ou emancipados para acessar o Aplicativo Escola Paraná e o site Área do Aluno.
17) Por que o Aplicativo, não reconhece o meu e-mail quando tento acessar para assistir as Aulas?
R: O acesso aos Aplicativos Aula Paraná, Escola Paraná e site Área do Aluno não utilizam como login endereços de e-mails. O único site/Aplicativo utilizado pela comunidade escolar que utiliza o endereço de e-mail é o Google ClassRoom, que exclusivamente é acessado pelo endereço @escola.pr.gov.br.
18) Como posso alterar ou como posso saber qual é o login que a Escola colocou para o meu acesso no Aula Paraná, pois já tentei o RG, e-mail, login do facebook e sempre aparece usuário(a) não localizado.
R: O acesso aos aplicativos Aula Paraná e Escola Paraná e ao site Área do Aluno, por questões de segurança utilizam login pré-estabelecidos pela SEED a partir de documentos oficiais ou cuja a personalidade/personalização possa ser reconhecida ou recuperado, caso necessário.
19) Por que digito o meu CPF e o número de celular para acessar o Aula Paraná e o sistema diz que não localizou o meu usuário?
R: O sistema trabalha com os dados exatamente como eles estão registrados pela Escola no nosso sistema, sendo assim essa mensagem pode significar:
1. O CPF informado não é o mesmo que foi informado na Escola como o do Responsável pelo(a) aluno(a), para esse problema será preciso tentar acessar utilizando o CPF do outro responsável.
2. Para o CPF informado existe mais de 01 aluno(a) (creche ou escola municipal ou escola estadual) vinculado(a) e os dados (nome do responsável) está digitado diferente ou em uma das escolas o CPF não está “liberado” para acessar. Para esse problema, infelizmente será preciso entrar em contato com as escolas e solicitar a conferência dos dados e as respectivas correções.
20) Preciso solicitar sempre o código para acessar o Aula Paraná?
R: Por questões de segurança o acesso a alguns sites ou aplicativos precisam validar os dados informados pelo(a) usuário(a). Atualmente esse mecanismo de segurança só é aplicado para acesso no nosso Aplicativo Escola Paraná e no site Área do aluno, que dentre os serviços oferecidos permite a consulta do boletim escolar do(a) aluno. O código enviado pelo sistema para o número de celular cadastrado na Escola pelos pais e/ou responsável é válido podendo ser reutilizado por até 30 dias, bastando clicar na opção “já tenho o código”. Para acessar o Aplicativo Aula Paraná, para assistir as aulas e interagir com os demais alunos e professores, não é preciso solicitar ou receber qualquer código de segurança via mensagem de texto no número de telefone celular cadastrado na escola. O acesso ao Aula Paraná, é realizado utilizando apenas o número do Cadastro Geral de Matrículas do(a) aluno(a) como login e a sua respectiva data de nascimento como senha.
21) Estou tentando acessar o Aula Paraná, mas clico em “enviar código” e ele não chega?
R: A validação do acesso por envio de código de segurança, que substitui o uso de uma senha padrão atualmente é só é aplicado para acesso no nosso Aplicativo Escola Paraná e no site Área do aluno. O recebimento desse código está vinculado aos seguintes critérios:
a) O número digitado seja o mesmo que consta no cadastro do aluno para o CPF ou CGM informado.
b) O número que está cadastrado está ativo na operadora de celular para receber mensagens de texto.
c) O local onde o solicitante está tem sinal de rede da operadora.
Se não existir qualquer um desses problemas citados e se no período de até 120 (cento e vinte minutos) o código não for recebido na caixa de texto do número de celular cadastrado, será preciso solicitar para a Escola onde o(a) aluno(a) está matriculado nesse ano para gerar um código provisório.
Esse tipo de validação de acesso e/ou a necessidade do envio de um código para acessar o Aplicativo Aula Paraná não se aplica, pois para assistir as aulas e interagir com os demais alunos e professores, não é preciso solicitar ou receber qualquer código de segurança via mensagem de texto no número de telefone celular cadastrado na escola. O acesso ao Aula Paraná, é realizado utilizando apenas o número do Cadastro Geral de Matrículas do(a) aluno(a) como login e a sua respectiva data de nascimento como senha.
22) Por que quando clico em enviar o código para acessar o Aula Paraná, aparece que o último ainda está ativo?
R: O código enviado pelo sistema, para o número de celular cadastrado na Escola pelos pais e/ou responsável, para validação de acesso ao Aplicativo Escola Paraná e ao site Área do Aluno é válido por um determinado período, podendo ser reutilizado por até 30 dias (clicando em “já tenho o código”), e o sistema emite esse alerta como lembrete e consequentemente agilizando o acesso do(a) usuário(a). Esse código não se utiliza para acessar o Aplicativo Aula Paraná, pois o acesso dele é realizado utilizando apenas o número do Cadastro Geral de Matrículas (CGM) do(a) aluno(a) como login e a respectiva data de nascimento como senha.
23) Não consigo acessar o Aula Paraná, pois o número que está informei na escola não é o mesmo que utilizo agora, como posso altera-lo?
R: A orientação da SEED é para que os pais e/ou responsáveis, sempre que possível e na medida em que ocorram as mudanças no endereço, dados, informar à escola para ela atualizar os dados no cadastro de cada aluno, não sendo assim preciso aguardar o período de matricula e/ou rematrícula para o próximo ano letivo.
Contudo, caso ainda não tenha sido possível ir até a escola alterar o número de telefone, em cumprimento à legislação e salvaguardando o(a) aluno(a) essa correção não poderá ser feita de outra forma.
24) Qual o critério a escola utiliza para decidir quem pode ou não acessar o Aplicativo?
O acesso ao Aplicativo é permitido para até duas filiações para cada aluno(a), conforme manifestação de quem se dirigiu até a escola para efetivar a matrícula do aluno ou formalmente informado nas atualizações de cadastro ou por documento judicial referente à guarda/tutela do(a) aluno(a) menor.
25) Por que eu não recebo as mensagens no Aplicativo?
O envio de mensagens para o Aplicativo Aula Paraná é realizado de forma automática pela SEED quando é preciso informar maciçamente a comunidade escolar de situação ou pela escola de forma individual ou por turmas.
26) Por que não está aparecendo o nome de todos os filhos?
O sistema trabalha exatamente com os dados que foram registrados nele pelas escolas, e quando não aparece o nome de um(a) dos(as) filhos(as), isso significa que na escola do(a) filho(a) em questão o CPF informado não está cadastrado como do responsável.
27) Por que eu não consigo assistir as Aulas durante o período de Afastamento Social pelo Aplicativo Escola Paraná?
No Aplicativo Escola Paraná, não é possível assistir, receber ou enviar atividades propostas pelos(as) professores(as), para isso, você precisa utilizar o Aula Paraná e/ou o Google ClassRoom.
28) Fiz exatamente o download do aplicativo que apareceu na busca por Aula Paraná da minha loja de Aplicativos do meu celular, mas não sei o telefone usado para fazer login e consequentemente não tenho onde assistir as Aulas e/ou “baixar” as atividades.
Embora você tenha feito “download” exatamente do resultado da busca por Aula Paraná, na sua loja de Aplicativos do celular, tudo indica que o Aplicativo “baixado” seja o Escola Paraná e não o Aula Paraná, sendo assim é extremamente necessário confirmar se de fato está tentando acessar o aplicativo correto. O Aplicativo Aula Paraná, utiliza como regras de acesso o uso do CGM do(a) aluno(a) como login e como senha padrão a data de nascimento do aluno. No Aplicativo Aula Paraná será possível assistir as aulas, mas as atividades serão disponibilizadas pelo site/aplicativo Google ClassRoom.
33) O que eu consigo acessar por esse Aplicativo?
Acessar ao boletim, notas das provas, faltas, receber mensagens da escola, horário de aula do aluno, mensagens entre alunos, declaração de matrícula.
34) Por que preciso informar o número do meu celular?
Para validação do seu acesso um dos critérios de segurança do sistema é o envio automático de um código para o número de celular, desde que o número que está sendo digitado seja o mesmo que está cadastrado na escola como do responsável ou do aluno.
35) Por que digito o meu CPF e o número de celular e o sistema diz que não localizou o meu usuário?
O sistema trabalha com os dados exatamente como estão registrados pela Escola, sendo assim essa mensagem pode significar:
a) O CPF informado não é o mesmo que foi informado na Escola como o do Responsável pelo(a) aluno(a), para esse problema será preciso tentar acessar utilizando o CPF do outro responsável.
b) Para o CPF informado existe mais de 01 aluno(a) (creche ou escola municipal ou escola estadual) vinculado(a) e os dados (nome do responsável) está digitado diferente ou em uma das escolas o CPF não está “liberado” para acessar. Para esse problema, infelizmente será preciso entrar em contato com as escolas e solicitar a conferência dos dados e as respectivas correções.
38) Preciso solicitar sempre o código para acessar?
Se o código que você possui ainda está valido e você ainda o possui, não é preciso. Para reutiliza-lo basta clicar na opção já tenho o código.
39) Por que clico em “enviar código” e ele não chega?
Para receber o código enviado pelo sistema é preciso que:
a) O número digitado seja o mesmo que consta no cadastro do aluno para o CPF ou CGM informado.
b) O número que está cadastrado está ativo na operadora de celular para receber mensagens de texto.
c) O local onde o solicitante está tem sinal de rede da operadora.
Se não existe qualquer um desses problemas citados e no período de até 120 (cento e vinte minutos) o código não chegar na sua caixa de texto do celular, você poderá solicitar para a Escola onde o(a) aluno(a) está matriculado nesse ano para gerar um código provisório.
40) Por que quando clico em enviar código e diz que o último ainda está ativo?
Todos os códigos gerados pelo sistema possuem um período de validade e enquanto não expira essa validade, o sistema sempre informa ao usuário essa mensagem, para que ele primeiro verifique se ainda tem na sua caixa de texto o último código enviado.
41) Não utilizo mais o número de telefone que informei na escola, como faço para alterá-lo?
A orientação para os pais e/ou responsáveis é de que na medida de ocorram as mudanças de dados, informar à escola para ela atualizar os dados no cadastro de cada aluno, não sendo assim preciso aguardar o período de matricula e/ou rematrícula para o próximo ano letivo.
Contudo, caso ainda não tenha sido possível ir até a escola alterar o número de telefone, em cumprimento à legislação e salvaguardando o(a) aluno(a) essa correção não poderá ser feita de outra forma.
42) Qual o critério a escola utiliza para decidir quem pode ou não acessar o Aplicativo?
O acesso ao Aplicativo é permitido para até duas filiações para cada aluno(a), conforme manifestação de quem se dirigiu até a escola para efetivar a matrícula do aluno ou formalmente informado nas atualizações de cadastro ou por documento judicial referente à guarda/tutela do(a) aluno(a) menor.
43) Por que eu não recebo as mensagens no Aplicativo?
O envio de mensagens para o Aplicativo Aula Paraná é realizado de forma automática pela SEED quando é preciso informar maciçamente a comunidade escolar de situação ou pela escola de forma individual ou por turmas.
44) Por que não está aparecendo o nome de todos os filhos?
O sistema trabalha exatamente com os dados que foram registrados nele pelas escolas, e quando não aparece o nome de um(a) dos(as) filhos(as), isso significa que na escola do(a) filho(a) em questão o CPF informado não está cadastrado como do responsável.
45) Por que eu não consigo assistir as Aulas durante o período de Afastamento Social pelo Aplicativo Escola Paraná?
No Aplicativo Escola Paraná, não é possível assistir, receber ou enviar atividades propostas pelos(as) professores(as), para isso, você precisa utilizar o Aula Paraná e/ou o Google ClassRoom.
46) Fiz exatamente o download do aplicativo que apareceu na busca por Aula Paraná da minha loja de Aplicativos do meu celular, mas não sei o telefone usado para fazer login e consequentemente não tenho onde assistir as Aulas e/ou “baixar” as atividades.
Embora você tenha feito “download” exatamente do resultado da busca por Aula Paraná, na sua loja de Aplicativos do celular, tudo indica que o Aplicativo “baixado” seja o Escola Paraná e não o Aula Paraná, sendo assim é extremamente necessário confirmar se de fato está tentando acessar o aplicativo correto. O Aplicativo Aula Paraná, utiliza como regras de acesso o uso do CGM do(a) aluno(a) como login e como senha padrão a data de nascimento do aluno. No Aplicativo Aula Paraná será possível assistir as aulas, mas as atividades serão disponibilizadas pelo site/aplicativo Google ClassRoom.
Cadastrar nas contas do celular o @escola
1) Por que preciso informar o número do meu celular?
Para validação do seu acesso um dos critérios de segurança do sistema é o envio automático de um código para o número de celular, desde que o número que está sendo digitado seja o mesmo que está cadastrado na escola como do responsável ou do aluno.
2) Por que quando digito o meu CPF e o número de celular e o sistema diz que não localizou o meu usuário?
O sistema trabalha com os dados exatamente como estão registrados pela Escola, sendo assim essa mensagem pode significar:
a) O CPF informado não é o mesmo que foi informado na Escola como o do Responsável pelo(a) aluno(a), para esse problema será preciso tentar acessar utilizando o CPF do outro responsável.
b) Para o CPF informado existe mais de 01 aluno(a) (creche ou escola municipal ou escola estadual) vinculado(a) e os dados (nome do responsável) está digitado diferente ou em uma das escolas o CPF não está “liberado” para acessar. Para esse problema, infelizmente será preciso entrar em contato com as escolas e solicitar a conferência dos dados e as respectivas correções.
4) Preciso solicitar sempre o código para acessar?
Se o código que você possui ainda está valido e você ainda o possui, não é preciso. Para reutiliza-lo basta clicar na opção já tenho o código.
5) Por que clico em “enviar código” e ele não chega?
Para receber o código enviado pelo sistema é preciso que:
a) O número digitado seja o mesmo que consta no cadastro do aluno para o CPF ou CGM informado.
b) O número que está cadastrado está ativo na operadora de celular para receber mensagens de texto.
c) O local onde o solicitante está tem sinal de rede da operadora.
Se não existe qualquer um desses problemas citados e no período de até 120 (cento e vinte minutos) o código não chegar na sua caixa de texto do celular, você poderá solicitar para a Escola onde o(a) aluno(a) está matriculado nesse ano para gerar um código provisório.
6) Por que quando clico em enviar código e diz que o último ainda está ativo
Todos os códigos gerados pelo sistema possuem um período de validade e enquanto não expira essa validade, o sistema sempre informa ao usuário essa mensagem, para que ele primeiro verifique se ainda tem na sua caixa de texto o último código enviado.
7) Não utilizo mais o número de telefone que informei na escola, como faço para alterá-lo?
A orientação para os pais e/ou responsáveis é de que na medida de ocorram as mudanças de dados, informar à escola para ela atualizar os dados no cadastro de cada aluno, não sendo assim preciso aguardar o período de matricula e/ou rematrícula para o próximo ano letivo.
Contudo, caso ainda não tenha sido possível ir até a escola alterar o número de telefone, em cumprimento à legislação e salvaguardando o(a) aluno(a) essa correção não poderá ser feita de outra forma.
8) Por que não está aparecendo o nome de todos os filhos?
O sistema trabalha exatamente com os dados que foram registrados nele pelas escolas, e quando não aparece o nome de um(a) dos(as) filhos(as), isso significa que na escola do(a) filho(a) em questão o CPF informado não está cadastrado como do responsável.
9) Por que quando tento pesquisar o número do CGM do aluno pela opção do campo “Instruções) aparece “Aluno não encontrado” para o(a) meu(minha) filho(a) se ele(a) está matriculado esse ano?
Geralmente essa mensagem aparece porque alguma informação não corretamente digitada corretamente, quase sempre existe alguma divergência no nome da mãe digitado na consulta e como ele é na certidão de nascimento do(a) aluno(a).
Contudo, esse resultado também pode ser devido:
a) O curso ou série em que o(a) aluno(a) está matriculado(a) não ser, naquele momento, atendido pelo Aplicativo.
b) O(a) aluno(a) não estar corretamente matriculado no letivo vigente.
c) O(a) aluno(a) não pertencer à Rede Pública Estadual de Ensino.
Se não houve nenhum erro de digitação, o curso/série do(a) aluno está previsto para atendimento pelo aplicativo e ele está matriculado em uma Escola Pública Estadual a situação deverá ser encaminhada via e-mail para atendimento.sistemas@educacao.pr.gov.br contendo as seguintes informações:
a) Título do e-mail: CGM de aluno não localizado
b) No corpo do e-mail: Nome completo do aluno, data de nascimento e o nome completo da mãe como consta na certidão de nascimento.
10) Eu consigo assistir as Aulas durante o período de Afastamento Social pelo Aplicativo Escola Paraná
No Aplicativo Escola Paraná, não é possível assistir, receber ou enviar atividades propostas pelos(as) professores(as). Para isso, você precisa utilizar o Aula Paraná e/ou o Google ClassRoom.
Aplicativo Aula Paraná
1) Por que quando tento instalar o Aplicativo no meu celular a loja de aplicativos diz que ele não está disponível para o meu país?
Provavelmente quando foram preenchidos os dados da conta que está vinculado à sua loja de aplicativo, foi selecionado como país de residência um país que não é o Brasil. Assim que o cadastro for alterado, conseguirá “baixar” normalmente o Aplicativo.
2) Por que quando tento instalar o Aplicativo no meu celular diz que ele não é compatível?
Como qualquer aplicativo de celular ou programa de computador, ao ser desenvolvido é preciso estabelecer uma configuração mínima que permita a sua correta execução. No caso do Aplicativo Aula Paraná, principalmente para manter a qualidade dos vídeos, a configuração mínima é sistema operacional Android é superior a 4.4.
3) Estou tentando acessar as aulas pelo aplicativo, mas não recebo o código porque o meu telefone mudou. Como faço para receber o código ou atualizar o meu telefone?
O acesso ao Aplicativo Escola Paraná, é extremamente simples e utiliza como login o CGM do(a) aluno(a) e a senha é a data de nascimento do(a) aluno(a), sem qualquer necessidade de receber qualquer código no celular.
Se por ventura, o Aplicativo que você está utilizando está solicitando o seu número de celular para enviar algum código, por favor verifique novamente se de fato está utilizando o Aplicativo Aula Paraná.
4) Preciso atualizar os meus dados no cadastro da Escola para acessar o Aplicativo Aula Paraná?
Não é necessário, porém se houve qualquer mudança nos seus dados, principalmente nos de contato, é extremamente importante informar, assim que possível à escola.
5) O que é Cadastro Geral de Matrícula (CGM) e como posso consegui-lo?
Cadastro Geral de Matrícula ou CGM é a identidade do(a) aluno(a) no nosso sistema. Ele está informado em todos os documentos escolares oficiais do(a) aluno(a). Para obter o CGM do(a) aluno(a) basta:
f) Acessar o Aplicativo Escola Paraná como responsável e clicar nas informações do aluno ou consultar o boletim.
g) Acessar o Aplicativo Escola Paraná como aluno e clicar na opção cartão.
h) Acessar o site Área do Aluno e solicitar uma declaração ou o boletim.
i) Consultar pelo site, sem acessar a Área do Aluno, clicando no texto em azul existente no campo “Instruções”
OBS.: Ao digitar o nome da mãe, obrigatoriamente deve ser como consta na certidão de nascimento do(a) aluno(a) e não como a mãe se chama atualmente.
j) Solicitar diretamente à escola onde o aluno está matriculado.
6) Por que quando tento acessar o Aplicativo Aula Paraná aparece usuário(a) não localizado?
Se você é aluno(a) e ao tentar aparece essa mensagem é preciso verificar os seguintes detalhes:
a) O CGM e a data de nascimento foram digitados de forma correta?
b) O curso/série em que o(a) aluno(a) está matriculado nesse ano, são atendidos pelo Aplicativo Aula Paraná.
c) Está sendo utilizada a última versão do Aplicativo?
d) O(a) aluno(a) está matriculado em um Escola Pública Estadual?
Se não houve nenhum erro de digitação, o curso/série do(a) aluno está previsto para atendimento pelo aplicativo e ele está matriculado em uma Escola Pública Estadual a situação deverá ser encaminhada via e-mail para atendimento.sistemas@educacao.pr.gov.br contendo as seguintes informações:
a) Título do e-mail: acesso de aluno no Aula Paraná não localizado
b) No corpo do e-mail: Nome completo do aluno, data de nascimento e o nome completo da mãe como consta na certidão de nascimento.
Se você é professor(a)/pedagogo(a)/diretor(a) da Rede Pública Estadual de Ensino e aparece essa mensagem é preciso verificar os seguintes detalhes:
a) Está inserido a letra “p” antes do número do seu RG?
b) Está digitando corretamente a sua senha de acesso ao e-mail expresso e ela está no formato proposto a partir de agosto de 2019, com 10 caracteres (letras maiúsculas e minúsculas e números)?
c) Está utilizando a versão mais atual do Aplicativo?
d) Atualmente o seu status funcional é ativo, afastado ou em licença? O acesso é restrito ao status ativo, em todas as suas linhas funcionais.
e) O seu suprimento está correto e vigente? (substituições possuem prazos de vigência).
Se não houve nenhum erro de digitação, o curso/série do(a) aluno está previsto para atendimento pelo aplicativo e ele está matriculado em uma Escola Pública Estadual a situação deverá ser encaminhada via e-mail para atendimento.sistemas@educacao.pr.gov.br contendo as seguintes informações:
a) Título do e-mail: Acesso de Professor no Aula Paraná não localizado
b) No corpo do e-mail: Nome completo como consta no RHSEED, RG, CPF, celular, endereço @escola, nome da(s) escola(s) onde atua, município e NRE.
7) O que é “nick” no cadastro do Aula Paraná?
Nickname ou nick é um termo inglês utilizado em aplicativos que significa “apelido” e a sugestão é a utilização de um nick de fácil memorização e que permita, caso necessário, a rápida identificação por parte dos demais quem está interagindo coletivamente.
Sempre que a sua sugestão de nick já estiver em uso por outro(a) usuário(a) o sistema irá acusar a necessidade de altera-lo para continuar.
8) Posso alterar o meu login de acesso ao Aplicativo Aula Paraná?
Não, pois a regra proposta pelo aplicativo é a utilização do CGM do aluno e do RG do professor, pois esses dados são parâmetros para associação das suas respectivas turmas.
9) Por que os vídeos não são com os professores do(a) meu(minha) filho(a)?
As aulas são gravadas por professores selecionados a partir de um edital publico e os conteúdos trabalhados nas aulas seguem o Currículo Estadual da Rede Paranaense, o que faz com que em todas as Escolas Públicas Estaduais seja trabalhado o mesmo conteúdo para a mesma série.
10) Por que após fazer o login no Aplicativo a tela fica branca ou aparece carregando canais de vídeo?
Essa situação pode ocorrer por uma oscilação entre a conexão do seu aparelho e o nosso sistema, versão desatualizada do Aplicativo ou até mesmo em virtude de algum problema mais sério no Aplicativo, que esteja causando uma dificuldade generalizada.
Procedimentos que podem ajudar a resolver o problema:
a) Verificar a versão do seu aplicativo e se necessário desinstala-lo e reinstala-lo.
b) Verificar se na área onde você está atualmente existe cobertura de sinal da sua operadora.
c) Verificar se existe instalado no seu aparelho celular algum programa diferente aos padrões já pré-instalados de fabrica para a reprodução de vídeos e suas respectivas permissões de acesso.
Enquanto a sua conexão pelo Aplicativo Aula Paraná não estabiliza, é possível assistir as aulas da sua série pela TV via sinal digital aberto e/ou Youtube.
11) Não possuo créditos no meu número de celular ou o meu plano não é para navegar na internet, precisarei acessar o Aplicativo por uma rede wifi?
Para possibilitar o acesso às aulas por todos(as) os(as) alunos(as) o Aplicativo Aula Paraná não consome os dados ou créditos do número de telefone celular, ficando a critério do(a) aluno(a) escolher como quer se conectar.
16) Preciso ficar conectado pelo Aplicativo o tempo todo, durante as 5 aulas?
A proposta da utilização do Aplicativo é facilitar a interatividade do(a) aluno(a) durante as aulas, cuja a proposta seria acessá-las de qualquer lugar, mantendo a rotina de estudos escolares, similar à rotina enquanto se está na escola.
Contudo se por algum motivo, for necessário interromper a participação nas aulas, será necessário que o(a) aluno(a) assista em momento oportuno via Youtube as aulas “perdidas” e se atualize com os colegas de turma sobre as discussões realizadas entre colegas e professores.