Barra do Jacaré
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> B >> Barra do Jacaré
As primeiras notícias de colonização do território de Barra do Jacaré vêm de 1881. Nesta época estabeleceu-se na região o Sr. José Pedro Lopes e família, vindos de Minas Gerais. Eram tempos de embates políticos e pessoais pela disputa da terra, pela propriedade, pois abundava a terra devoluta. Em 1904, esteve na região o coronel Joaquim Batista, tentando resolver questões de pendências territoriais entre posseiros e latifundiários. Não obteve sucesso, sendo somente em 1922 é que a situação teve solução satisfatória.
A partir de 1936 a localidade firmou-se como povoação, sendo desta época a construção de uma capela no lugar, em terreno doado por Jacinto Cândido Lopes, filho do pioneiro José Pedro Lopes.
O vilarejo que deu origem ao atual município de Barra do Jacaré ficou conhecido por diversos nomes ao longo dos tempos, inicialmente Fazenda Dourado, depois Água do Barreiro e finalmente Barra do Jacaré. O topônimo é de origem geográfica, em referência ao Rio Jacaré que deságua no Rio Cinzas, formando uma “barra”, daí o nome. Criado através da Lei nº. 4.810, de 24 de janeiro de 1964 foi instalado oficialmente em 19 de dezembro de 1964, sendo desmembrado de Jacarezinho.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |