Borrazópolis
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> B >> Borrazópolis
Nasceu como patrimônio em 1948. No curto espaço de apenas dezoito meses, num esforço punjante, a Companhia Colonizadora Rio Bom transformou a mata virgem em uma cidade com serrarias, hotéis, farmácias, casas comerciais, etc. O nome dado ao município foi uma homenagem a um dos primeiros proprietários da gleba da região e incentivador do progresso da mesma, Dr. Francisco Borraz.
Criado através da Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, e instalado em 14 de dezembro de 1952, foi desmembrado de Apucarana. Francisco José Borraz, era economista e funcionário do Banco Pelotense.
Com a extinção deste passou a ser um dos diretores do Banrisul e um defensor do loteamento da gleba e contrário às investidas das imobiliaristas que vinham fazendo proposta de comprar toda a gleba. Pela sua inteligência e capacidade foi uma maneira singela que os funcionários, técnicos e colaboradores encontraram para lhe prestar uma homenagem, que foi emprestando o seu nome a futura cidade. Ele, como diretor do banco facilitou e possibilitou diversos projetos para o desenvolvimento de Borrazópolis . Borrazópolis: Borraz = sobrenome do fundador e Pólis que vem do grego e significa cidade. O primeiro lote urbano (lote 5, quadra 15) foi vendido a Orlando Corrêa. O segundo lote a Otávio Tomaz de Farias.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |