Educadores

Candói

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> C >> Candói

As terras do atual município de Candói, estão cercadas pelos rios: Cavernoso, Jordão, Iguaçu e Campo Real e seus primeiros moradores foram os índios Votorões, Dorins e os Camés, todos da nação Caingangue. Por serem nômades, os índios procuravam as margens dos rios para montar seus acampamentos. Ao partirem em busca de caças nas serras do rio Iguaçu, depararam com os campos (vegetação de gramínea rasteira) a qual deram o nome de “Kandoy” que em português significa “Clareira na Mata”.

Na segunda metade do século XIX, com a abertura do Caminho das Missões, muitos fazendeiros passaram a se dedicar ao negócio de invernagem de gado, para vender na feira de Sorocaba-SP, como economia subsidiária da cafeeira. Candói era rota das tropas que saíam de Sorocaba-SP com destino a Viamão/RS e vice-versa e pela necessidade de descanso dos animais, acabou surgindo na década de cinquenta, ao longo das trilhas, os primeiros armazéns de secos e molhados, armarinhos, farmácias, cartório, dando início as trilhas, hoje BR 373 e o início de pequenos núcleos, hoje Lagoa Seca, Cachoeira, Paz, Rio Novo e São Pedro.

Em 1990, pela Lei Estadual n. 9.353, foi criado o “Município de Candói” com uma área territorial de 1.810 km2, desmembrando-se assim do município mãe, Guarapuava. Após ser refeita a medição do município constatou-se que sua extensão real era de 1.891,20 km2 e a partir de 1995 com o desmembramento de Foz do Jordão passou a possuir uma área de 1.638,00 km².

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: