Curiúva
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> C >> Curiúva
Os primeiros moradores de Curiúva foram Fortunato Rodrigues Jardim e Antônio Cunha, que tinham grande área de terras nesta região. Muitos dos viajantes, passando pelo pequeno povoado que se formara acabaram gostando do lugar e ficando, passando a compor novo tipo de vida naquelas paragens de clima bom e terra fértil.
A primitiva denominação de Curiúva foi Caetê, numa referência à serra homônima e que na língua tupi, significa ‘mata virgem’. O povoado de Caetê foi elevado à categoria de Distrito Policial no ano de 1912, através do Decreto nº. 5, integrando o território do município de Tibagi. Decreto-Lei-Estadual nº. 7.573, de 20 de dezembro de 1938, transfere o distrito de Caetê para o município de São Jerônimo da Serra. Pelo Decreto-Lei nº. 99 de dezembro de 1943, retificado pelo Decreto-Lei nº. 311 de 26 de fevereiro de 1945, o Distrito de Caeté passa a compor os municípios de Araiporanga (São Jerônimo) e Congonhinhas, sendo que a partir desta época passa a ter a denominação de Curiúva.
O município possui um distrito, Alecrim. Criado através da Lei Estadual nº. 02 de 10 de outubro de 1947 e instalado em 26 de outubro do mesmo ano foi desmembrado de São Jerônimo da Serra.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |