Fernandes Pinheiro
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> F >> Fernandes Pinheiro
A primeira denominação do atual município de Fernandes Pinheiro foi Imbituvinha, de colonização antiga, surgindo de uma parada de tropeiros que demandavam ao sul, na última década do século XIX.
O nome da localidade é referência à Estação Ferroviária Fernandes Pinheiro, em homenagem ao engenheiro Antônio Augusto Fernandes Pinheiro, diretor da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, ainda no começo do século XX.
Em 1899, o povoado foi elevado à categoria de distrito policial no município de Santo Antônio de Imbituva. Em 1907, passou a integrar o município de Irati, voltando ao de Imbituva por ocasião da construção da ferrovia, à qual era ligada por estrada vicinal. Em 1917, integrou o município de Teixeira Soares. Neste período a Estação de Fernandes Pinheiro rivalizava com centros comerciais de destaque, por ser importante centro comercial e industrial, de onde partiam diligências para Imbituva, Prudentópolis, e Guarapuava, vindas de Curitiba.
De 1917 a 1930, Fernandes Pinheiro era reconhecidamente um grande centro comercial da Linha Sul. O distrito orgulhava-se de possuir, naquela época, a maior serraria do Estado, pertencente ao Sr. Guilherme Xavier de Miranda, inaugurada em 1912.
Criado através da Lei Estadual nº. 11.266, de 21 de dezembro de 1995, foi desmembrado do município de Teixeira Soares.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |