Guamiranga
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> G :: H >> Guamiranga
Guamiranga foi colonizada a partir de 1860, e o primeiro local de fixação da população foi nos pontos de passagem obrigatórios dos tropeiros. Mais tarde, trinta anos depois, entre 1890 a 1910, chegaram os imigrantes poloneses, italianos e alemães que lá se instalaram e contribuíram para o desenvolvimento do local.
Antes de Guamiranga ser elevada à categoria de cidade em 1997, recebia a denominação de Monjolinho, depois quando passou a ser distrito de Imbituva sua denominação era Natal e finalmente em 1943 passou a ser chamada de Guamiranga. Esse nome tem origem na língua tupi-guarani e significa “árvores de pequenas folhas de cor vermelha”.
Por possuir a maior parte da população na área rural, a economia do município é caracterizada principalmente pelo setor agrícola e depois pelo industrial. Destacam-se ainda como opções de fonte de renda da população o artesanato e a vinicultura. Com um grande número de atrativos naturais e locais favoráveis ao desenvolvimento do turismo rural o local apresenta grande potencial a ser explorado.
Criado através da Lei Estadual nº. 11.203 de 16 de novembro de 1995, foi desmembrado de Imbituva.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |