Ibema
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> I >> Ibema
A origem do que é hoje o município de Ibema data da década de 50. O Grupo Camargo, com a instalação da Serraria Formiga, deu a primeira contribuição no processo de desenvolvimento local. O grupo, sob o comando de Francisco Natel de Camargo, era proprietário de uma grande área coberta por pinheiros.
O Grupo Ibema, que deu nome ao município, chegou em 1962 e comprou parte das terras do Grupo Camargo, às margens da BR 277, uma das principais artérias rodoviárias do Sul do Brasil. O Grupo Ibema montou uma serraria, próximo da qual o Grupo Camargo planejava formar uma vila que levaria o nome de "Camargópolis".
Porém, outra fatia das terras da empresa foi vendida, agora para a família Sbaraini, e a ideia foi adiada. O Grupo Ibema passou a ser a maior empresa local em 1966, quando ela comprou a área em que estava instalada a Serraria Formiga. Logo depois, Ibema caiu no gosto dos moradores e se transformou no nome que em 1989 batizaria o município oficialmente criado.
A estrutura, formada pela empresa Ibema, criou um núcleo residencial à sua volta, que sofreu um amplo processo de crescimento. Algumas atividades econômicas básicas foram-se implantando no então povoado. A sensibilidade e o senso empreendedor de Ney Nápoli criou a infraestrutura que permitiu o início do processo de desenvolvimento da localidade.
Criado através da Lei Estadual nº. 9.440 de 16 de novembro de 1990, foi desmembrado do município de Catanduvas.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |