Iracema do Oeste
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> I >> Iracema do Oeste
Em 1952, chegou ao núcleo o Sr. Juvenal Henrique Correia, trazendo consigo sua família e a de seu sogro, Sr. Antônio Teodorico da Silva, que era conhecido por ‘Caboclo’. Nesta mesma época, chegaram as famílias Furlan, Correia, Pedro Pimenta e Terim. Foi o começo de tudo.
O nome da localidade foi sugerido, em 1964, pelo colonizador do primeiro loteamento da vila, Sr. Paulo Tricário, em homenagem a sua filha Iracema. O primeiro comerciante do povoado foi o Sr. José Carnelóis e a primeira professora foi Dona Aparecida Carnelóis, carinhosamente chamada de Dona Nega.
Com a denominação de Iracema, através da Lei n.º 42, de 26 de novembro de 1973, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Formosa do Oeste.
Foi no início dos anos 50 que começaram a chegar os pioneiros no lugar onde, hoje, se situa o município de Iracema do Oeste, vindos de Minas Gerais, São Paulo e interior do Paraná. A cultura mais representativa plantada no início da colonização foi o café, seguida de outras de subsistência como o milho, arroz, feijão, etc.
Criado através da Lei Estadual nº. 9.310, de 04 de julho de 1990, foi desmembrado de Formosa do Oeste.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |