Irati
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> I >> Irati
Em 1899, o cel. Francisco de Paula Pires e Emílio Batista Gomes adquiriram grande área de terras nas adjacências do Covalzinho e fundaram Vila de São João, mais tarde Irati Velho. Esperavam os fundadores que os trilhos da estrada de ferro passassem por ali, o que traria progresso e estabilidade ao seu povoado. Tal fato não ocorreu, a ferrovia ao ser construída desviou dali, certamente em função da topografia, indo atingir o povoado de Covalzinho.
Desta forma foi inaugurada a Estação Ferroviária e Telegráfica do Irati, que recebeu forte fluxo migratório e em pouco tempo assumia ares de cidade. Em 1900, Irati foi elevada à categoria de Distrito Policial. No ano seguinte foi inaugurada a primeira escola primária, sendo que em 1902, Irati se torna Distrito Judiciário no território do município de Imbituva.
De origem tupi "Irati"... abelha que produz cera vegetal, cerol. Existe no município um rio com esta denominação, referência à extinta tribo dos Iratins, que eram assim chamados por usarem um casquete de cera de abelha na cabeça. O município possui três distritos: Guamirim, Gonçalves Junior e Itapará.
Criado através da Lei Estadual nº. 716 de 02 de abril de 1907, o município foi instalado oficialmente em 15 de julho de 1907, sendo desmembrado de Ponta Grossa.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |