Maria Helena
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> M >> Maria Helena
A cidade de Maria Helena, assim como a maioria das cidades do noroeste do Paraná, surgiu do movimento colonizador em busca de terras para o plantio do café.
A partir do início do século XX a ampliação da área cafeeira, proporcionou a criação de muitas cidades, numa onda que se deslocava de leste para oeste, desbravando todo o norte do estado. Este era o tempo da “euforia” do café, provocada pelos altos preços pós-guerra, no mercado internacional. Em 1947 o Sr. Moacir Loures Pacheco proprietário da colonizadora do Paraná Ltda. conseguiu oficializar junto ao governo como de sua propriedade as terras que hoje constituem o município de Maria Helena.
A área de terra pertencente à Colonizadora foi dividida em lotes, sítios e chácaras que foram vendidas à pessoas que migraram principalmente dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Estes imigrantes encontraram na região cerca de 400 famílias xetás, nações indígenas que habitavam o noroeste do estado e hoje já consideradas extintas. O nome do município é uma homenagem a uma das filhas de Mário Abreu, um dos proprietários da Gleba que deu origem ao mesmo.
Criado através da Lei Estadual nº. 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado em 15 de novembro de 1961, foi desmembrado de Cruzeiro do Oeste.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |