Nova América da Colina
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> N :: O >> Nova América da Colina
O engenheiro Ismael Geraldo Veloso Leite, em 1947, adquiriu área de terras da Leon Israel Exportadora e Agrícola, vislumbrando a possibilidade de fundar uma cidade no centro do loteamento. Após separar uma certa área de terras, pôs-se a medir e demarcar os lotes urbanos da cidade que idealizou. Iniciadas as vendas verificou-se a vinda de muitas famílias à nova localidade que se constituiu em patrimônio logo cedo.
No dia 20 de janeiro de 1948 foi rezada a primeira missa no povoado. A partir desta data empresas se instalaram no lugar, da mesma forma que profissionais liberais procuravam seu espaço, engrossando o coro dos que acreditavam naquela povoação.
A denominação da cidade foi dada pelo seu fundador, o engenheiro civil Ismael Geraldo Veloso Leite, que se inspirou no descobrimento de um novo lugar, a exemplo do descobrimento da América. Foi acrescentado ‘da Colina’ em função da topografia regional.
Criado através da Lei Estadual nº. 4.245, de 25 de julho de 1960, e instalado em 31 de outubro de 1961, foi desmembrado de São Sebastião da Amoreira.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |