Sertanópolis
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> S >> Sertanópolis
As primeiras famílias que se estabeleceram na região foram as de Luiz de Liberador, Saturnino Borges Teixeira, Lourenço Alves da Veiga, Sebastião Fagundes, Joaquim Felipe de Souza e João Reichert. O progresso se verificava a olhos nus, possuindo infraestrutura comercial, social e econômica.
Em pouco tempo o patrimônio já chamava a atenção dos governantes, que viram o potencial do lugar e, por isso, Sertanópolis foi elevado à categoria de município em 10 de abril de 1929. Alheios aos fatos políticos, o povo sertanopolense se dedicava ao manejo da terra.
Porém, um fato veio trazer desalento, a autonomia administrativa do lugar foi cassada por Lei Estadual em 1932, passando a compor o município de Jataí na condição de distrito administrativo. Não se deixando abater, as pessoas continuaram sua luta e Sertanópolis não parou de crescer. É conhecida por ter a melhor terra do Brasil, sendo denominada posteriormente como Capital da Amizade.
Criado através da Lei Estadual nº. 1.931 de 06 de junho de 1934, e instalado na mesma data, foi desmembrado de Jataizinho.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |