Telêmaco Borba
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> T >> Telêmaco Borba
A instalação das Indústrias Klabin do Paraná de Celulose S.A., na fazenda Monte Alegre, deu início ao desenvolvimento da região e criou condições para o surgimento de núcleos populacionais que, ultrapassando as divisas da fazenda, motivou a formação da então denominada Cidade Nova, atual Telêmaco Borba.
O nome da cidade é em homenagem ao indianista, etnógrafo, geógrafo, paleontólogo, letrista, escritor e historiador, militar federalista e exilado político, ex-presidente da Província do Paraná, ex-deputado e ex-prefeito de Tibagi, coronel federalista e maragato Telêmaco Augusto Enéas Morasini Borba.
Existe na cidade um teleférico, com capacidade para 32 passageiros ligando Telêmaco Borba a Harmonia, com 1318 metros de vão livre, sobre o rio Tibagi. Harmonia é um local construído pela Indústria Klabin para os seus funcionários, possuindo infraestrutura para os visitantes e atrativos turísticos. Apresenta um excelente clima, com estações bem definidas, com a quase totalidade do município recoberto por reflorestamentos, além de reservas florestais nativas e áreas de preservação. A vocação do município é essencialmente florestal/industrial, com um parque industrial voltado para o processamento e transformação da madeira (serrarias, madeireiras, fábricas de papel, laminados, processamento de resíduos para adubo, móveis entre outras).
Criado através da Lei Estadual nº. 4.738 de 05 de julho de 1963 e instalada em 21 de março de 1964, foi desmembrado de Tibagi.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |