União da Vitória
Bandeira Brasão Hino |
Municípios paranaenses >> U :: V :: W :: X >> União da Vitória
Em 1769 o capitão Peixoto fundou o Entreposto de Nossa Senhora da Vitória às margens do Rio Iguaçu, núcleo que originou o atual município. O ano de 1880 marcou a chegada do coronel Amazonas de Araújo Marcondes, o homem que lançou os alicerces da civilização e tradição união-vitoriense. Em 1881 chegou a primeira leva de imigrantes alemães, vindos de Rio Negro e do Vale do Itajaí. Estas famílias dedicavam-se especialmente à agricultura.
Pelo Decreto nº. 54, de 27 de março de 1890, a freguesia foi elevada à categoria de vila, e pelo Decreto nº. 55, do mesmo dia, mês e ano, foi criado o município de Porto União da Vitória, com território desmembrado de Palmas. Em 1905 foi inaugurada a estação ferroviária. Junto com os trilhos vieram problemas, por conta da região do Contestado.
Em função do Tratado de Limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, em 07 de setembro de 1917, a cidade de Porto União da Vitória dividiu-se em duas. União da Vitória em território paranaense, Porto União no catarinense, e no meio o Rio Iguaçu.
O nome da cidade é em referência à primeira denominação do lugar, Entreposto de Nossa Senhora da Vitória, fundado pelo capitão Antônio da Silveira Peixoto. O município tem como distritos administrativos as localidades de São Cristóvão e São Domingos.
Criado através da Lei Estadual nº. 744 de 11 de março de 1908 e instalado em 15 de março do mesmo ano foi desmembrado de Palmas.
Caderno Ipardes |
Plano municipal de educação |
Site da prefeitura |
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME |