Transtornos Globais do Desenvolvimento - Formas de atendimento
Educação básica :: Educação especial :: Transtornos Globais do Desenvolvimento :: Formas de atendimentoOs atendimentos educacionais abaixo relacionados são ofertados, pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná/Departamento de Educação Especial, aos estudantes com Transtornos Globais de Desenvolvimento no Ensino Regular:
- Professor de Apoio Educacional Especializado/PAEE: É um professor especializado que atua no contexto escolar, nos estabelecimentos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos, no turno de matrícula do estudante, como apoio na mediação do processo ensino e aprendizagem (Instrução 001/2016). A Instrução Normativa Nº01/2016 trata dos critérios para a solicitação de Professor de Apoio Educacional Especializado aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista-TEA, com comprovada necessidade, por meio de Estudo de Caso, relacionada à sua condição de funcionalidade para a escolarização e não relacionada à condição de deficiência, ou seja, não é somente o diagnóstico que define a necessidade ou não do atendimento. A frequência do estudante na instituição escolar de ensino não deverá estar vinculada à presença do PAEE, sendo que, esse atendimento não é substitutivo à escolarização ou ainda a frequência na Sala de Recursos Multifuncionais.
- Sala de Recursos Multifuncionais: Atendimento Educacional Especializado de apoio complementar, que funciona em período contrário àquele em que o estudante está matriculado, de natureza pedagógica aos estudantes com Deficiência Intelectual, Deficiência Física Neuromotora, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtornos Funcionais Específicos, matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino (Instrução nº. 09/18).
- Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial: É um serviço especializado, que oferta escolarização aos estudantes com deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e múltiplas deficiências que apresentam significativo comprometimento. Estas Escolas dispõem de uma organização diferenciada para atender adequadamente às particularidades de seus estudantes e possibilitar oportunidades efetivas de aprendizagem.
Os estudantes são encaminhados para estes atendimentos após Estudo de Caso onde a sistematização e registro do caso precisa ter uma organização didática da coleta de dados, numa visão processual e dialógica envolvendo procedimentos variados com instrumentos tais como: observação sistemática, entrevistas com o estudante e seus professores, análise de documentos (pareceres médicos, laudo médico psiquiátrico ou neurológico, relatórios de outras instituições escolares) objetivando a identificação das necessidades educacionais no contexto escolar.
Maiores informações através pelo telefone (41) 3340-1767 e-mail shirleys@seed.pr.gov.br