Formação em Ação
Este ambiente foi criado com o intuito de constituir-se em espaço de consulta e apoio pedagógico aos técnicos responsáveis pelas disciplinas curriculares e pela organização e gestão do trabalho pedagógico escolar e educacional nos NRE e SEED.De uso exclusivo das equipes da Secretaria de Estado da Educação e NREs, este ambiente será permanentemente alimentado com textos e outros conteúdos para leitura, estudo e reflexões. O fundamento que permeia esta proposta é a necessidade que os profissionais que atuam com a orientação e a formação de professores das disciplinas, pedagogos e diretores, cultivem atitude de permanente estudo combinada à proposição de recursos e estratégias metodológicas. Isto implica, que estes profissionais, cuja atuação se dá no âmbito da proposição e execução das políticas públicas educacionais, além da simples atualização, detenham conhecimento profundo das dimensões e conceitos importantes de suas respectivas disciplinas/campos de atuação e, ao mesmo tempo, dominem o “saber sobre o ensinar”, ou seja, as estratégias, técnicas e recursos passíveis de constituírem-se em elementos mediadores do processo ensino-aprendizagem.
Entende-se que, dado seu objetivo e funcionalidade, os conteúdos disponíveis neste espaço devem ser explorados pelos técnicos-pedagógicos como elementos para a proposição de atividades de formação para os professores durante a hora-atividade concentrada. Tais proposições, dependendo da organização dos NREs podem ter caráter disciplinar (mais específica) ou tematizar uma área de conhecimento (mais geral).
Nesse sentido, o ambiente contará com subsídios, tais como:
- textos de fundamentação para cada uma das disciplinas presentes nas DCEs, selecionados mediante pesquisa na literatura especializada;
- textos legais;
- materiais instrucionais e de apoio direcionados a determinada disciplina e/ou campo de conhecimento (apresentações, propostas de oficinas, listagens de sítios, etc. );
- subsídios para a organização do trabalho do pedagogo e dos professores (elementos e exemplos de Planos de Trabalho Docente - PTD) e indicações de como articular os planos elaborados pelos professores de forma coerente com a Proposta Pedagógica Curricular da escola.