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1º de maio - Dia do Trabalho - Outros Materiais

Embora constatem-se melhorias nas condições de trabalho da sociedade brasileira, cabe salientar algumas das desigualdades nestas relações que merecem atenção e que podem ser objeto de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Dessa forma, sugerimos alguns temas que podem dar origem a debates, pesquisas e construção de conhecimentos. As atividades são variadas, desde sugestão de aula a textos. O objetivo é indicar possibilidades de debates, reflexões e construções coletivas. Também é intenção atualizarmos constantemente este espaço. Portanto, compartilhe conosco as atividades desenvolvidas por você ou por sua escola, enviando-as por meio do espaço Colaborações, ou, ainda, sugerindo novos temas para esta página.   

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Gênero e
mercado de trabalho
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Trabalho escravo na atualidade

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Escolha da
profissão





Relações de gênero e mercado de trabalho

ícone mulherUma das mais evidentes desigualdades nas relações de trabalho, refere-se às relações de gênero, menos relacionada à questão econômica e mais ao ponto de vista cultural e social.

Mesmo que em virtude do avanço e crescimento da industrialização no Brasil, e das transformações que ocorreram na estrutura produtiva e que entre outros aspectos, sociais e econômicos, proporcionaram a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, é possível apontar diferenças entre relações de gênero nas dimensões de ocupação, escolaridade, remuneração e jornada de trabalho, por exemplo.

Nossa sugestão, dessa forma, é a exploração do texto "Mulher no mercado do trabalho: perguntas e respostas" elaborado pelo IBGE a partir da Pesquisa Mensal de Emprego (PME).



Trabalho escravo na atualidade

Nas letras da lei, a escravidão está extinta, porém, em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão, em que mulheres e meninas são capturadas para serem escravas domésticas ou ajudantes para diversos trabalhos. Há, ainda, o tráfico de mulheres para prostituição forçada, principalmente em regiões pobres da Rússia, Filipinas e Tailândia, dentre outros países.

A expressão escravidão moderna possui sentido metafórico, pois não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações. Muitas dessas formas de trabalho são acobertadas pela expressão trabalhos forçados, embora quase sempre impliquem o uso de violência.

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Sugestão de aula - A atvidade disponível no Portal do Professor visa compreender o que é e quais as características do trabalho escravo no Brasil contemporâneo.




Formas para aprender, discutir e escolher uma atividade profissional

ícone webquestApresente para seus alunos a webquest com o tema “O trabalho nas diferentes sociedades”, disponível no endereço: www.webquestbrasil.org, destacando a importância de comprender como se apresenta a vida e o trabalho no modo de produção capitalista e, consequentemente, as nossas escolhas profissionais.

A partir disso, e em grupos de até 5 alunos, discuta e comente com seus colegas sobre quais profissões vocês gostariam de conhecer melhor. Não é necessário que sejam profissões somente de nível superior. O grupo deverá escolher uma profissão que seja do agrado de todos os integrantes.

Se você já trabalha, compartilhe com seus colegas sobre o seu trabalho troque experiências ou discuta com eles sobre:
    • Como se realiza sua atividade?
    • Quais as chances de progredir na sua empresa e o que é necessário?
    • Você está contente com seu trabalho? Por quê?
    • Na sua opinião, o que é mais importante no seu trabalho, a criatividade ou a experiência?
    • Qual a sua opinião sobre o emprego como estagiário?
Após, escolham um componente do grupo que possa expor para a turma o que foi comentado no grupo durante esta etapa do trabalho.

Esta é uma das etapas da sugestão de aula: Profissões e Mercado de Trabalho, desenvolvida por Heloisa Bastianelli, Marcos José Krindges, Jaini Maria Lopes Ferreira. Disponível no Portal do Professor: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6453

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