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1º Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades / Superdotação
Congresso
Início : Terça-Feira 27 Março 2018, 0:00
Fim : Quinta-Feira 29 Março 2018, 9:40
Informação de contato :

Av. Rio de Janeiro, 670 - Centro, Londrina - PR

86010-150
Email :
URL : http://www.congressoahsdlondrina.com.br/
Por Departamento de Educação Especial (DEE)



Nos dias 27, 28 e 29 de março acontecerá, em Londrina, o 1º Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação, realizado pelo Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação do Paraná (NAAHS-PR), Colégio Mãe de Deus, Universidade Pitágoras UNOPAR, Universidade Estadual de Londrina, Núcleo Regional de Educação de Londrina e Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O evento contará com a participação de profissionais de reconhecimento nacional e internacional e a programação envolve atividades como palestras, mesas-redondas, minicursos, comunicações orais, pôsteres, apresentações culturais e artísticas.



Os organizadores convidam os profissionais que atuam ou que se interessam pela Educação Especial e, especialmente pela área de Altas Habilidades/Superdotação, para participarem desse evento que tem como principais objetivos:


  • fomentar reflexões teóricas e políticas a respeito da educação para as pessoas com AH/SD;

  • difundir e promover produções acadêmicas (teórico/práticas) sobre a área;

  • compartilhar experiências sobre identificação e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos com AH/SD;

  • romper com mitos que envolvem a área, possibilitando que os professores reconheçam os alunos com indicadores de AH/SD e encaminhem ao AEE;

  • favorecer a ampliação de AEE para AH/SD nas redes pública e particular de ensino; e

  • refletir sobre a aplicação das tecnologias no contexto educacional, visando o enriquecimento curricular dos alunos com AH/SD.


As inscrições estão abertas e poderão ser feitas pelo site até o dia 27 de março.

Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso consultar o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
I Seminário Internacional de Educação para o Século XXI
Seminário
Início : Segunda-Feira 5 Março 2018, 0:00
Fim : Quarta-Feira 7 Março 2018, 0:00
Informação de contato :
Centro de Convenções da UNICAMP
Email :
URL : https://www.fe.unicamp.br/eventos/educacaolpg2017/?utm_source=galoa-agenda&utm_medium=page&utm_campaign=galoa-event-5115
O Seminário Internacional – organizado e promovido pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP – a realizar-se de 3 a 5 de julho do corrente ano, pretende ser um espaço de aprofundamento e ampliação de conhecimentos, que permita discussão e reflexão sobre a Educação do Século XXI a partir dos quatro pilares propostos por Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos, os quais foram adotados pela UNESCO e declarados em seu relatório Educação: um tesouro a descobrir. Buscando assim, interrogar o sentido dos referidos pilares e do discurso da educação que neles se fundamentam. A partir desses quatro pilares, os profissionais da educação podem escolher com mais segurança dentre as práticas educativas que utilizam quais são as mais eficazes a fim de que os nossos alunos possam aprender a conhecer, pois consideram prazeroso o ato de compreender ou construir o conhecimento. Para isso, é necessário que o aluno construa as estruturas de pensamento específicas para conhecer, por meio das quais desenvolvem o raciocínio dedutivo, indutivo e a memória que possibilitam a aquisição do conhecimento físico, do conhecimento lógico matemático e o do conhecimento social, os quais correspondem a todos conteúdos das disciplinas que compõem os currículos da educação infantil ao ensino médio. Nesse ínterim, sem ter construído essas estruturas que são os instrumentos para aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, a crianças, os pré-adolescentes, jovens e adultos não podem compreender nada do que a escola ensina. Além disso, a tarefa da educação estará quase completa quando os estudantes aprendem a fazer, isto é, quando eles se tornam capazes de ir além do conhecimento teórico adquirido e sabem utilizá-lo na vida prática ao exercer a profissão que escolheram como meio de subsistência e realização pessoal e profissional. O saber fazer ou dominar competências implica necessariamente o aprender a conhecer, pois ambos transformam o aluno num técnico ou profissional capaz de aplicar esses saberes teóricos e práticos no trabalho que realiza. Segundo Jean Piaget, a interação social é um dos fatores do desenvolvimento e da aprendizagem. Entretanto, para que esse fator desempenhe seu papel, é preciso que nossos alunos em toda a sua trajetória escolar tenham tido a oportunidade de aprender a viver com os outros compreendê-los, realizar trabalhos em equipes, cooperar, trocar pontos de vista, tanto com os colegas que apresentam dificuldades de aprendizagem quanto com aqueles que não têm dificuldades, assim também com relação aos que têm crenças e valores semelhantes aos seus ou não. Para aprender a ser, é imprescindível que o aluno desenvolva a autonomia intelectual e moral, a criatividade, a sensibilidade, a espiritualidade, a responsabilidade, o respeito aos outros e, ademais esteja comprometido em contribuir para o progresso tecnológico, material e cultural de sua comunidade. Nesse sentido, para que a qualidade de nossa educação melhore, é imperativo que esses quatro pilares sejam considerados igualmente. Assim, estamos certos de que as palestras, conferências, oficinas, relatos de pesquisas, relatos de experiências que serão apresentados neste Seminário poderão contribuir para aumentar a nossa crença no valor da Educação.



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia
Congresso
Início : Domingo 25 Fevereiro 2018, 0:00
Fim : Sexta-Feira 2 Março 2018, 0:00
Informação de contato :
(45) 3025-2121
Email : inscricoes@alvoeventos.com.br
URL : https://agroevento.com/agenda/xxxii-cbz-2018/
O Congresso Brasileiro de Zoologia é um evento bienal que visa promover, incentivar e divulgar os avanços nos estudos da fauna neotropical; incrementar a formação e o reconhecimento do zoólogo como elemento indispensável no inventário e estudo do patrimônio natural dos países, especialmente na América Latina, região com maior diversidade de espécies no mundo. Promovido pela Sociedade Brasileira de Zoologia, tem como principal característica a grande participação de estudantes de graduação e pós-graduação de todas as regiões do Brasil.



Público-alvo: pessoas interessadas em estudos zoológicos (profissionais, estudantes, professores e pesquisadores).



Período de realização: 25/02 a 02/03/2018



Local: Foz do Iguaçu, PR



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.
 
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