Criado pela Lei Estadual nº 5.476, de 4 de outubro de 1978, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) teve sua abertura na Casa da Alfândega, em Florianópolis, realizada em 2 de março de 1979, conforme termo de abertura assinado pelo Secretario da Educação e Cultura, Professor Márcio Cesar Moraes.
Fritz Plaumann: Numa aconchegante casa construída na década de 40, cercada de um bem cuidado e florido jardim, no município de Seara, interior de Santa Catarina, viveu um dos milhares de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil no início do século. A história desse teuto-brasileiro seria igual à de tantos outros imigrantes do sul do país que trabalharam duro para garantir as condições mínimas de sobrevivência num ambiente inóspito, não fosse ele Fritz Plaumann, um dos mais respeitados entomologistas do mundo.
O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MarquE) é um órgão suplementar da Universidade Federal de Santa Catarina vinculado ao Gabinete da Reitoria. Conhecido como o berço da Antropologia no estado de Santa Catarina, teve o início de suas atividades na década de 1960 enquanto Instituto de Antropologia, passando, com a Reforma Universitária de 1971, à condição de Museu Universitário.
O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (MUZAR) é um setor do Instituto de Ciências Botânicas da Universidade de Passo Fundo. Tem como finalidade valorizar o patrimônio natural através da preservação dos recursos naturais e da integração dos seres vivos e do conhecimento. Dentre seus principais objetivos podemos citar a finalidade de manter coleções representativas de zoologia, botânica, geologia e paleontologia entre outras, .
O Museu é um centro vivo de estudo e pesquisa sobre as imagens e tem caráter marcadamente interdisciplinar, o que permite troca constante entre experiência clínica, conhecimentos teóricos de psicologia e psiquiatria, antropologia cultural, história, arte, educação.
Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. Com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas, era então, o primeiro no Paraná e o terceiro no Brasil.
O Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” iniciou suas atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do Curso de História. Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Além do farto material histórico, como fotografias, filmes, mapas, livros e ilustrações, referente à participação brasileira, através da Força Expedicionária Brasileira, da Força Aérea Brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil, outras peças e documentos cedidos pelas diversas nações envolvidas no conflito, podem ser admirados.
O MAC foi criado por decreto oficial de 11 de março de 1970, tendo como meta estabelecer o diálogo e estreitar os laços entre a sociedade e o seu patrimônio artístico, através de um programa de ação que privilegie o debate, o questionamento e a reflexão.
Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) tem como principal finalidade preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. O MIS-PR foi criado em fevereiro de 1969, pela Portaria 682/69, e é o segundo museu mais antigo do país. Seu edifício sede, construído em 1890, é Patrimônio Histórico e Cultural, tombado pelo Estado em 20 de junho de 1977.
O Museu Alfredo Andersen (MAA) é uma instituição administrada pelo poder público estadual, vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC-PR).
Este Museu simboliza o espírito de um homem – “O Aleijadinho” - que dedicou toda a sua vida à arte feita para o povo, sem obliterar suas tradições, ao contrário, enaltecendo sua cultura religiosa e sua fé.
O Museu dispõe de um acervo formado por aproximadamente 265.664 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos (coleção científica de plantas e reserva vegetal) e contextualizados nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística.
A ideia de criar um museu voltado para a evolução dos meios de pagamento surgiu logo que o Banco Central foi fundado. Esse ideal se viabilizou a partir de decisão tomada em 17 de agosto de 1966 pela Diretoria do Banco.
Instalado na casa onde Candido Portinari residiu durante sua infância e juventude representa o marco concreto do vínculo do artista com sua terra natal, ligação que é celebrada e perpetuada em sua obra plástica e poética. (Brodowski - SP)
Mais conhecido como “Inventolândia” vêm aguçando a curiosidade de todos, desde crianças até idosos, por possuir um acervo de mais de 500 invenções diferentes, únicas e mágicas. (São Paulo - SP)
Seu acervo conta com mais de 200 mil itens. São fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem/som entre outros que formam o acervo biblioteconômico. (São Paulo - SP)
Preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos. (São Paulo - SP)
Seu acervo é constituído por narrativas de vida, as histórias são registradas em projetos temáticos, gravadas na sede do museu, em cabines itinerantes de vídeo ou enviadas através da internet. (São Paulo - SP)