A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as crianças aprendem e desenvolvem habilidades musicais a partir das relações construídas com seus pares no contexto dos jogos de mãos, vivenciados por elas espontaneamente no recreio escolar. O estudo baseou‐se na perspectiva sociocultural de desenvolvimento humano de Barbara Rogoff, particularmente no seu conceito de participação orientada, que propõe como unidade de análise a participação das crianças na atividade sociocultural da comunidade em que estão inseridas. O delineamento metodológico da pesquisa esteve voltado para o estudo de caso tendo como principal ferramenta de coleta de dados a observação participante. No período de 35 encontros, observou‐se o trabalho conjunto de um grupo de crianças entre 5 e 10 anos que vivenciavam os jogos de mãos no recreio escolar. A partir da transcrição dos jogos e das reflexões sobre os dados obtidos buscou‐se compreender, a partir dos processos de criação e de transformação dos jogos de mãos, a participação orientada estabelecida entre as crianças a partir de suas reflexões individuais e coletivas. Como conclusão do trabalho presume‐se que os jogos de mãos fornecem um contexto apropriado para que a aprendizagem musical ocorra, sendo este construído a partir das perspectivas das próprias crianças, o que nos traz ricas possibilidades de compreender melhor o seu pensamento musical.
Palavras-chave: Jogos de Mãos. Aprendizagem Musical. Participação Orientada.