VENTORINI, Sílvia Elena; FREITAS, Maria Isabel Csatreghini de
Iniciou-se em 2000 o Projeto de Pesquisa: "Cartografia Tátil: Elaboração de Material Didático de Geografia para Portadores de Deficiência Visual”. O principal objetivo desse projeto era desenvolver e divulgar material didático que facilitasse a utilização da linguagem tátil no tratamento e comunicação da informação geográfica. A aplicação desta linguagem ao ensino da Cartografia e da Geografia foi voltada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, das classes de recurso da EMIEE – “José Benedito Carneiro” Deficientes Visuais – Araras - SP. O desenvolvimento desta pesquisa auxiliou os alunos cegos e com visão subnormal, que frequentam aulas nas classes de recursos da escola especial, a ampliarem seus conhecimentos sobre o espaço geográfico que vivem e atuam, bem como na integração com seus colegas videntes. O desenvolvimento de maquete representando o espaço cotidiano dos alunos lhes permitiram maior confiança em seus mapas mentais. Todos os alunos, que participaram desta pesquisa, evoluíram no conhecimento e domínio do ambiente que os cercam, assim como nos aspectos relativos à Geografia e Cartografia.
Palavras-chave: Cartografia. Cartografia tátil. Geografia. Espaço geográfico. Maquete.