Descrição:
FERRARI, Sonia Cristina
Esta pesquisa busca contribuir no ensino da Zoologia de vertebrados no Ensino Fundamental. A prática pedagógica dos professores de Ciências Naturais com esses conteúdos apresenta algumas dificuldades, dentre elas podem-se citar: conhecimento teórico/prático deficiente nas ferramentas pedagógicas que possam ser aplicadas no ensino da Zoologia; carência de formação continuada com foco na área zoológica; lacunas na formação inicial sobre a abordagem evolutiva e filogenética. Nesse contexto, optou-se por uma metodologia de pesquisa que permitisse a integração da pesquisadora com os professores de Ciências num processo de formação continuada buscando refletir sobre suas dificuldades no ensino da Zoologia e construir alternativas no âmbito coletivo para minimizar as deficiências apontadas. Dessa forma, utilizou-se a modalidade da pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa para análise dos dados pesquisados. Para efetivar esta investigação, foi constituído um grupo de estudos com os professores de Ciências Naturais de Laranjeiras do Sul-Pr. Durante os encontros, foi despertado o interesse dos professores em melhorar a utilização da ferramenta pedagógica mapa conceitual, aproveitando suas potencialidades. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo propor aos professores de Ciências Naturais estratégias de ensino com mapas conceituais subsidiadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa, com vistas a auxiliá-los no ensino da Zoologia de vertebrados. A partir do registro das reuniões do grupo de estudos e dos resultados da aplicação das estratégias com mapas conceituais elaboradas pelo grupo, os dados foram organizados e discutidos utilizando-se categorias de análise. Com os resultados, pôde-se destacar que os mapas conceituais são uma ferramenta eficaz para sistematizar, organizar e resumir os conteúdos da Zoologia, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Além disso, a construção dos mapas conceituais despertam o interesse e o empenho dos alunos, bem como oportunizam um trabalho colaborativo se desenvolvida de forma coletiva. A construção dos mapas conceituais com o uso de recursos tecnológicos e softwares educativos podem agregar múltiplas informações sob a forma de vídeos, fotos, textos e sons, além de auxiliar na articulação entre o conhecimento escolar e a realidade do aluno.
Palavras-chave: Ciências Naturais. Estratégias pedagógicas. Formação continuada. Aprendizagem significativa.
|