Descrição:
OSSUCCI, Rosana do Rosário
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), discutido a partir da década de 1980 e instituído na década de 1990 no Brasil, contou com a inclusão amostral de Ciências da Natureza (CN) e Ciências Humanas ( CH ) na aplicação das provas para o nono (9º) ano do Ensino Fundamental (EF) no ciclo de 2013, com perspectiva da inclusão definitiva nos próximos ciclos. O objetivo da presente pesquisa foi investigar sobre as possíveis implicações da inclusão de CN no SAEB para o ambiente escolar . Realizou-se, inicialmente, a pesquisa documental, seguida de pesquisa de campo, mediante entrevista semiestruturada, que contou com a participação de um representante do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e um representante da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), além de seis professores de Ciências da Educação Básica (EB) e uma pedagoga que atuam em cinco escolas estaduais jurisdicionadas aos Núcleos Regionais de Educação de Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Telêmaco Borba e Toledo. A análise dos dados, de cunho qualitativo, embasou-se em contribuições da análise do discurso bakhtiniano e da sociologia da educação bourdieusiana. O enfoque foi sobre as condições de produção e apreensão do sentido dos discursos produzidos pelos entrevistados mediante os elementos da teorização bakhtiniana de Enunciação, Dialogismo e Polifonia como aportes metodológicos. Como aportes conceituais às análises realizadas utilizou- se dos conceitos de Habitus, Violência Simbólica, Campo e Capital Cultural, elementos da teorização da sociologia da educação bourdieusiana. As análises dos discursos indicam que incluir CN no SAEB pode apresentar implicações no sentido de: 1)valorizar a disciplina de Ciências; 2) envolver mais professores com as avaliações de sistema no ambiente escolar; 3) integrar as áreas do conhecimento; 4) orientar mudanças para o ensino de Ciências e trabalho docente; 5) estimular a cultura científica nos estudantes da EB; assim como, pode: 6) denegrir a imagem do professor de Ciências. Também há indicativos da necessidade de: a) difundir mais as informações para os professores e as escolas sobre o SAEB e a inclusão de CN no sistema de avaliação; b) promover o conhecimento aos professores sobre as matrizes de referência de CN e matrizes curriculares das escolas para relacioná-las; c) elaborar uma política estatal de avaliação que considere a diversidade educacional brasileira.
Palavras-chave: Sistema de avaliação. Saeb. Ciências da natureza. Ambiente escolar.
|