A presente pesquisa teve como foco analisar as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, em curso de formação de professores. Partindo deste problema, o objetivo geral foi a identificação das estratégias e dos perfis motivacionais, procurando levantar diferenças nas estratégias de aprendizagem e nos perfis motivacionais no contexto escolar. Como método de pesquisa adotou-se uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram da pesquisa 1570 professores, sendo 377 egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 675 no primeiro ano de formação do PDE e 518 no segundo ano de formação do PDE. Os professores foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e um questionário de continuum motivacional. Os dados foram organizados em planilha e submetidos às análises da estatística descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala Continuum Motivacional para Professores em Formação Continuada apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco dimensões por meio da análise dimensional, com variância total de 37,28%.
Palavras-chave: Motivação contexto escolar. Formação continuada. Teoria da autodeterminação. Aprendizagem.