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A educação bancária como violência simbólica: um estudo da ação pedagógica no espaço escolar à luz d |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2017 |
Descrição:
TOSCAN, Loines Aparecida
Neste sentido, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: A prática pedagógica bancária pode ser vista como uma forma de violência no espaço escolar? Esta pergunta de pesquisa teve como objetivo discutir em especial, a educação bancária como violência simbólica, no espaço escolar, sob a perspectiva de Bourdieu, Foucault e Freire. Foi utilizado como método de investigação a hermenêutica que busca questionar, apreender, compreender e interpretar o fenômeno investigado. O referencial teórico fundamentou-se em especial nos seguintes autores: Pierre Bourdieu (2008, 2009, 2010) com sua definição da violência simbólica como sendo toda ação pedagógica enquanto imposição, por um poder arbitrário e se reproduz no ambiente escolar refletida nas ações de seus agentes, neste caso professores, gestores e funcionários.
Palavras-chave: Violência Simbólica. Educação Bancária. Estatuto da Criança e do Adolescente.
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2976 0 bytes Universidade Católica do Paraná |
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