Educadores



Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Politicas de currículo: currículo intercultural como texto étnico-racial na educação básica com qual Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
RAMÃO, Valdacir José

O objetivo geral foi analisar as contribuições de um currículo intercultural como texto étnico-racial para a efetivação da qualidade social da educação básica. Objetivos específicos: Contextualizar a construção do currículo escolar como texto étnico-racial e as relações de poder dele decorrente; analisar na perspectiva das diversidades a construção das identidades sociais presentes no currículo. Por meio de elementos históricos e sociológicos, apresenta-se uma reconstrução dos conceitos de diversidade, raça e etnia, currículo e cultura na perspectiva multicultural, tendo a educação intercultural como processo contínuo e dinâmico presentes no cotidiano escolar. Baseados no método de análise crítico hermenêutico, priorizamos o diálogo intercultural, reconhecendo e valorizando a existência das diferenças. No percurso metodológico orientado na abordagem qualitativa, foram realizadas análises bibliográficas e de dados empíricos, coletados mediante entrevistas estruturadas realizadas pela equipe de pesquisadores do Observatório de Violências nas Escolas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR.


Palavras-chave: Multiculturalismo. Currículo intercultural. Raça e etnia. Diversidade, Relações de poder.

Downloads 1747  1747  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.