Descrição:
LUVIZA, Jossiane Carla Bernar
Os estudos que focalizam a formação de professores vêm conferindo destaque ao papel que o Estágio Supervisionado (ES) desempenha nos cursos de licenciatura (PIMENTA, 2001; PIMENTA; LIMA, 2012). Em especial na formação inicial de professores de línguas (GIMENEZ, 2005; MATEUS et al., 2002; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010; STUTZ, 2012; SILVA, 2012; MELO, 2011, 2012) analisam os desafios que o ES revela frente às demandas atuais, em que a organização social e escolar exige dos futuros professores de línguas uma preocupação com as realidades locais (GIMENEZ et al., 2011) no exercício da profissão. Esses estudos também enfatizam a necessidade de desenvolver pesquisas preocupadas com a aprendizagem docente, como uma atividade cognitiva complexa que focaliza as crenças e o pensamento do professor (VIEIRA-ABRAHÃO, 2010). Além disso, as realidades socioculturais das sociedades contemporâneas demonstram a necessidade de discutir sobre a formação de professores de língua inglesa (LI), a relação entre língua(s) e cultura(s) e o que pensam os futuros professores nesse processo, principalmente no caso de uma língua considerada desterritorializada (SIQUEIRA, 2008, 2010, 2011) em que a(s) cultura(s) também se desterritorializa(m) (KRAMSCH, 2014). Assim, buscamos centralizar o pensamento dos alunos-professores de inglês (APLIs) (STUTZ, 2012) no ES, sobre o objeto de estudo e ensino da área de formação.
Palavras-chave: Representações Sociais. Língua(s). Cultura(s).
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