Descrição:
MOTIN, Cristiane Elizabete
Esse trabalho tem o intuito de apresentar resultados de pesquisa que teve por objetivo investigar, na perspectiva da História das disciplinas Escolares, qual a representação que os professores das séries iniciais do ensino fundamental, da rede municipal de Colombo, possuem sobre o ensino de Matemática e a utilização da resolução de Problemas em suas aulas, no período compreendido de 1997 a 2012. Para tanto são abordadas definições de alguns autores sobre a metodologia de Resolução de Problemas, quais suas características em cada contexto histórico da Educação Matemática no Brasil, desde que o movimento teve início. Neste sentido foram utilizados as condições teóricas de Onuchic (1999), Dante (2010), Polya (1978), Pozzo (1998). A pesquisa foi realizada sob o referencial metodológico da História Cultural. Portanto foram tomados como fontes para a pesquisa diversos objetos culturais e as práticas neles ensejadas, tais como: documentos escolares, documentos oficiais e depoimentos orais de professores que atuaram e atuam no ensino fundamental daquela rede. Para embasar esta análise foram considerados os conseitos de História Cultural (BURKE,2005), Operação Historiográfica (CERTEAU,1982), de Disciplina escolar (CHERVEL),1990), de Apropriação (CHARTIER, 1990) e de Cultura escolar ( JULUIA, 2001). Para esta pesquisa foram considerados os depoimentos orais de quinze professores de três escolas municipais situadas em Colombo (PR), na região metropolitana de Curitiba. Os resultados indicam haver representações (CHARTIER,1990) sobre a Metodologia da Resolução de Problemas, segundo a existência de atendimento que as situem apena como problemas matemático.Se assim compreendem, lidam com ela desse modo.Ao mesmo tempo parace haver desconecimento de uma compreeensão teórica consistente sobre a mesma, o que ixplicaria uma espécie de reducionismo sobre a referida representação.
Palavra-chave: Metodologia de Resolução de Problemas. História das Disciplinas Escolares. Ensino Fundamental. História Cultural
|