Descrição:
KATO, Cláudia Mikie
O livro didático se constitui em um dos principais recursos utilizados por professores e alunos da educação básica e exerce influência no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de sua importância, são poucas as pesquisas acerca do seu uso por professores e alunos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização desse recurso por professores e alunos do primeiro ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de um município do estado do Paraná. Assim sendo, para compreender tais processos, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de observação participante em cinco turmas do primeiro ano do Ensino Médio, além das entrevistas realizadas com cinco professores e vinte alunos dessas turmas. Como principais resultados, constatamos que o livro é um recurso utilizado pelos professores para o planejamento e a organização do trabalho pedagógico. Além disso, as principais formas de utilização do livro didático por professores e alunos estão relacionadas ao acompanhamento das explicações do conteúdo, à resolução de exercícios, à cópia de determinado conteúdo e à observação de figuras e gráficos. Identificamos lacunas com relação à utilização do livro por P2, ao fazer uso tradicional de um livro inovador, pois a escolha do livro com essas características não foi atribuída pela abordagem proposta pelos autores do livro didático, mas por priorizar os conteúdos dos exames do PAS. Em relação à formação dos professores investigados, apesar de sua formação específica na área e se encontrarem em diferentes níveis na carreira, observamos uma homogeneização quanto ao tipo de aulas ministradas, além do desconhecimento de abordagens alternativas. Nesse sentido, a utilização do livro poderia ser orientada por meio da formação inicial e continuada, no sentido de proporcionar uma exploração mais adequada de suas potencialidades e, assim, contribuir efetivamente para o exercício da docência.
Palavras-chave: Livro didático. Professores. Ensino de Química.
|