Descrição:
MOREIRA, Jussany Maria de Barros
Ao incluir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, espera-se que as instituições de ensino e comunidade escolar (professores, alunos, pais e funcionários), promovam mudanças pedagógicas que passe de uma educação baseada na transmissão da informação para um processo de ensino e aprendizagem que busque centrar as ações no aluno, na construção e reconstrução de conhecimento. Buscamos então investigar conhecimentos, atitudes e opiniões dos professores de ciências da natureza, sobre a utilização do Portal dia-a-dia Educação e das TIC disponíveis nesse portal e, ainda, quanto à formação que receberam para trabalhar com as TIC. Propondo como desafio a inserção do recurso didático simulações e animações nas aulas destes professores, viabilizando uma alteração na metodologia de trabalho, de maneira que seja possível vislumbrar a possibilidade de construção de uma aprendizagem significativa. Mediante os objetivos propostos e na utilização das TIC como recurso didático foram investigados sete professores de um colégio da rede pública do município de Pato Branco, enfatizando sobre a utilização do Portal dia-adia Educação, através da pesquisa qualitativa, com uma abordagem no estudo de caso, descrevemos a partir dos relatos dos professores, de entrevistas e observações suas atitudes e opiniões. Para analisar os resultados seguiram-se os referenciais de Bardin (2004) através da análise de conteúdo. De acordo com os levantamentos feitos junto aos professores, podemos considerar que existe uma grande distância entre a realidade que encontramos na escola e aquilo que nos é desejável, destacando que eles tem conhecimento sobre o Portal dia-a-dia Educação, porém, não sabem utilizar muitos dos recursos que estão disponíveis. Entre os fatores apontados para a não utilização das TIC disponíveis no Portal dia-a-dia Educação, podemos destacar: turmas numerosas, falta de um profissional na área de informática, insegurança na utilização da ferramenta, tempo para preparar as aulas, tamanho das turmas em relação ao ambiente de estudo e falta de formação continuada permanente. Porém, destacamos que após a aplicação do minicurso os professores se sentiram seguros e aptos a utilizarem as simulações e animações com seus alunos e todos os envolvidos mostraram-se motivados a aprender de forma interativa.
Palavras-chave: TIC. Professor mediador. Ciências Naturais. Paraná. Simulações e Animações.
|