Pesquisas sobre a inclusão escolar e Educação Especial são de extrema importância para o cenário educacional que temos hoje. Quando efetuadas, soluções e problemas são encontrados para que todo o processo seja realizado de forma organizado e completo. Mesmo após vários anos de conhecimento empírico adquirido, estudos e debates devem acontecer para obter maiores esclarecimentos sobre o assunto escolhido. A educação especial é uma área que tem como objetivo atender alunos que possuem algum tipo de deficiência, esta modalidade no estado do Paraná se transformou como parte da educação básica, tendo mudanças no planejamento e nas práticas pedagógicas. O presente estudo teve como objetivo principal compreender ma opinião de cinco professores que atuam na educação especial e as mudanças ocorridas nestas instituições. Entrevistas foram realizadas abordando os temas que foram definidos no início da pesquisa. Estes temas tiveram como objetivos entender qual o trabalho destes professores antes e depois das mudanças efetuadas no estado do Paraná e como se dá o trabalho dos mesmos dentro da instituição além do seu papel diante da inclusão escolar. Tivemos como resultados que o trabalho destes professores sofreram pequenas alterações em suas práticas que o trabalho continua como era antes da mudança da Educação Especial. Sobre o processo de inclusão todos declararam que necessitam de alterações nas escolas de ensino comum para receber alunos com deficiência e que alguns alunos que frequentam a educação especial não tem condição de frequentar o ensino comum devido ao seu comprometimento. Concluímos que a inclusão escolar necessita de uma proximidade da Educação Especial, entendendo o processo como um todo incentivando que o aluno com Educação Especial esteja matriculado no ensino comum. E que a Educação Especial carece de informação sobre a importância da inclusão de alunos com deficiência no ensino comum. Desta forma entendemos que estudos com este objetivo devem ser apresentados para que possamos divulgar e entender o processo de inclusão e da Educação Especial.
Palavras Chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Alunos com deficiência.