O foco desta investigação é o professor do curso de graduação em Educação Física, a partir da óptica de seus ex-alunos. A questão proposta para o estudo foi: Quais as características da atuação de professores que marcaram positivamente ex-alunos da graduação em Educação Física? Os dados foram coletados a partir de entrevistas com quatro ex-alunos da graduação em Educação Física de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. A análise do conteúdo foi feita a partir de seis categorias: razões da escolha profissional, o professor lembrado, características pessoais do professor, características de atuação do professor, marcas deixadas na vida pessoal do aluno e marcas deixadas na vida profissional do aluno. O referencial para a análise foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, dando realce à afetividade que permeia o processo ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que os professores que deixaram marcas em seus alunos foram aqueles que exerceram uma mediação positiva entre o aluno e o conteúdo ensinado, demonstrando conhecimento sobre sua disciplina, capacidade de transformar esse conhecimento em ensino, gosto pela profissão e respeito pelo aluno.
Palavras-chave: Afetividade. Professor de Educação Física. Teoria Walloniana.
7578 0 bytes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo