Esta pesquisa tem como propósito anunciar rupturas e continuidades nos discursos sobre o corpo e práticas educacionais na disciplina de Educação Física. Para tanto,foram analisados dois importantes documentos construídos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), entre os anos 1990 e 2006. Trata-se da leitura do Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (1990) e das Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (2006), respectivamente. Foram entrevistados três professores que estiveram envolvidos na construção destes documentos. Nesta pesquisa identificou-se um hibridismo teórico, isto é, uma sobreposição discursiva das teorizações em Educação Física, o que configurou aquilo que foi descrito no final desta pesquisa, em forma de ‘narrativa de ficção’, como um documento quimérico. Trata-se de uma metáfora, com a qual se estabeleceu uma analogia entre o mito da quimera e o formato final da versão até então editada das Diretrizes Curriculares de Educação Física do estado do Paraná.