Descrição:
GOMES, Delton Adriano
O presente trabalho tem como objeto de estudo as políticas públicas para educação profissional do campo a partir da utilização do método da pedagogia da alternância,sendo que oproblema de pesquisa é fixado em torno da seguinte questão:quais as potencialidades e os obstáculos para o desenvolvimento da pedagogia da alternância em uma instituição da rede estadual de ensino que oferta a modalidade de educação profissional considerando as peculiaridades regionais e institucionais? Assim o objetivo principal visa analisar o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância implantada como Política Pública para a Educação do Campo desde 2005 em um Centro Estadualde Educação Profissional (CEEP), que visa a formação dos alunos em técnicos de nível médio no curso de Agropecuária.As reflexões ocorrem sobre as políticas educacionais para a educação do campo fazendo inicialmente um retrato histórico da educação profissional após sua regulamentação pelo Decreto 5154/2004, abordando o seu desenvolvimento no Estado do Paraná baseado na experiência da implantação do Ensino Médio Integrado. Em seguida é a presentada uma reflexão sobre a educação no Brasil e posteriormente no Estado do Paraná.Em seguida será apresentada uma análise sobre a pedagogia da alternância implantadano Paraná a partir de uma análise sobre a percepção desta pedagogia pelos atores que a executam na instituição mencionada. Esta análise qualitativa foi realizada a partir de entrevistas com os atores supracitados. Foram abordadas questões relacionadas ao método e sua implantação na escola e analisadas sob a ótica de quatro categorias. A primeira trata do conceito e da importância do campo e da cultura no processo de formação, a segunda trata da interpretação do método pelos atores que o executam, a terceira trata da interdisciplinaridade requisito básico para eficiência do método e por fim a importância do envolvimento da comunidade no processo pedagógico de aprendizagem. Os resultados da investigação indicam que o método é inovador e viável desde que a estrutura para sua realização seja garantida. Essa estrutura passa pelo aporte financeiro, formação continuada e reorganização curricular. Foi utilizado como aporte a pesquisa as teorizações de autores como (Araujo 2009), (Macedo 2009), (Fernandes 2008), (Freitas 2008) (Gimonet 2007), (Silva 2007), (Pacheco 2003), (Tura 2009), (Frigoto 2005), (Ciavatta 2005), (Ramos 2005), (Rocha 2007) (Duffaure 1985), (Behrens 2011), (Mizukami 1996), (Morim 2001), (Capra 1996), (Arroyo, 2011), (Caldart, 2011), (Molina, 2011), (Darold 2008), (Passini 1997),(Ambrosio 2002), (Moraes 1998), (Fergunson 1992), (Globalaliance 1991), (Freire 1996), (Gadotti 2000), (Cunha 1996), (Khun 1998), (Bardin 2011), (Boudieu 1997), (Bogdan; Biklen, 1982, (Arroyo 2011), Garcia (2004).
Palavras-chave: Politicas educacionais. Método pedagógico. Pedagogia da alternância. Educação profissional.
|