O presente trabalho visou analisar a obra literária do paranaense Newton Sampaio, produzida na década de 30 do século XX. A análise foi desenvolvida sob a perspectiva da Estética da Recepção, teorizada por Hans-Robert Jauss, cuja proposta é destacar a participação do receptor na obra, estabelecendo, e até mesmo, direcionando sentidos e valores para ela ao longo do tempo. A dissertação inicia pela análise contextual do período compreendido entre os anos de 1920 a 1940, de modo a possibilitar um enquadramento histórico-cultural. Em seguida, tratou-se do Movimento Modernista, bem como das características do movimento que foram adotadas por Newton Sampaio. O terceiro capítulo trata da vida e da obra do autor paranaense, privilegiando o seu trabalho criador na literatura. O capítulo seguinte expõe os princípios fundamentais da Estética da Recepção, reaproveitados na análise da obra literária. A dissertação encerra-se com um estudo da obra "Remorso". A pesquisa procurou não apenas resgatar e divulgar a obra de Newton Sampaio, bem como posicioná-la em relação à produção ficcional do Modernismo brasileiro, destacando nela os procedimentos modernistas que renovaram a escrita ficcional do período.
Palavras-chave: Newton Sampaio. Estética da Recepção. Modernismo brasileiro. Literatura paranaense.